Imagem: Divulgação

 

Sempre alvo de pesquisas, a música cearense ganha um novo capítulo na documentação e registro de sua história. Desta vez, a era de ouro do rádio do Ceará, mas principalmente tendo como figuras principais os compositores que fizeram a história do rádio cearense. Nomes que se consagram nacionalmente, como Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e Lauro Maia, iniciaram suas carreiras no rádio.

Agora, o projeto A Era do Rádio Cearense – Compositores, traz para o público a história de 10 nomes que fizeram história na radiofonia cearense, em formato podcast disponível no https://m.soundcloud.com/modo_maior

Realizado pelo músico e produtor cearense Olímpio Rocha, proporciona uma verdadeira viagem no tempo   através de uma narrativa descontraída, assuntos de uma parte importante da música dos compositores cearenses da época,  de 1930 até fins de 1959. Em 10 episódios aborda a história de um compositor cearense da época, além de curiosidades e trechos de músicas autorais.

“Vivenciei um pouco esta época. Conheci pessoalmente os compositores Luiz Assunção, Aleardo Freitas e Vilamar Damasceno. E tenho histórias interessantes a contar. No ano de 2006 produzi o CD A Era do Rádio Cearense com os cantores Otávio Santiago, Guilherme Neto e as cantoras Ayla Maria, Marilena Romero, Salete Dias e Terezinha Silveira.

projeto A Era do Rádio Cearense – Compositores mexe com as lembranças de idosos que acompanharam de perto este período musical. Por ser realizado em plataforma Podcast os episódios chegam a todos os públicos, principalmente carentes e de periferia, através da divulgação em rádios comunitárias”, declara Olímpio Rocha.

Olímpio Rocha é produtor cultural, letrista, poeta e compositor. Em sua carreira já lançou três CDs autorais: o icônico Um Quarto de Lua (1994), Artimanhas & Armadilhas (2001) e Visão Instrumental (2004).

O projeto  A Era do Rádio Cearense – Compositores  é  fomentado com recursos da  Lei 14.017/2020 – Lei Aldir  Blanc – Por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here