A UFC chega aos 55 anos, neste dia 25 de junho, com o orgulho e a certeza de estar, cada vez mais, presente no dia-a-dia de nossa gente. Já somam mais de 65 mil os profissionais formados pela Instituição. Entre eles estão intelectuais e autoridades que, hoje, ocupam posições estratégicas para o desenvolvimento do Estado e do País. Neste aniversário, a UFC festeja não apenas sua inserção no cotidiano da sociedade, mas também uma de suas melhores fases acadêmicas e estruturais.


Atualmente, mais de 3.500 bolsas de monitoria, pesquisa e extensão incentivam a produção de conhecimento nos três campi de Fortaleza e nos três do Interior do Estado (Quixadá, Cariri e Sobral). Para dar suporte físico ao grande volume de estudos e atividades, cerca de 51 obras – entre construções, ampliações e reformas – estão em andamento. Até o fim do ano, 45 serão concluídas.


É tempo de expansão e investimentos. Basta atentar para os últimos avanços da Instituição, verificados principalmente a partir de 2007, quando a UFC aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal.


Nos últimos três anos, aumentou de 70 para 101 a quantidade de cursos de graduação – o que contribuiu também para o crescimento do número de vagas: de cerca de 20,5 mil, contabilizados em 2007, os estudantes matriculados na Universidade passaram a somar mais de 26 mil, em 2010.


Na pós-graduação, o total de doutorados subiu de 24 para 35 nos últimos três anos. Cerca de 3,9 mil alunos encontram-se nesses cursos e nos 46 mestrados ofertados pela UFC. Atendendo a todo esse público em expansão, o quadro docente também tem-se ampliado.


Somente de 2009 para 2010, o número de professores subiu de cerca de 1.600 para mais de 1.800 – dos quais 61% são doutores e 25% são mestres. Há, ainda, mais de 3.400 servidores técnico-administrativos, incluindo os funcionários do Complexo Hospitalar.


* Artigo publicado em 26.06.2010 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here