Foto: Divulgação / Assessoria
Foto: Divulgação / Assessoria

Uma iniciativa que proporciona a formação e o aperfeiçoamento musical a níveis mais avançados. Um intercâmbio que ultrapassa as barreiras culturais de toda uma vida, ampliando o diálogo com outros países e instituições. Assim pode ser descrito o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico”, que durante o ano de 2017 possibilitou a circulação no Ceará de grandes artistas de renome nacional e internacional para a construção do aprendizado de centenas de crianças e adolescentes que fazem parte da Associação Tapera das Artes, localizada na cidade de Aquiraz, zona metropolitana de Fortaleza.

Abrindo a temporada de 2018 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico”, o grupo espanhol aupaQUARTET participará de uma série de oficinas e encontros a partir de terça-feira (26) e fará um concerto gratuito no Teatro da Tapera das Artes, na cidade de Aquiraz, no sábado (03), às 19 horas. O grupo apresentará o espetáculo “StepUP”, trazendo um breve passeio pela história do quarteto ao propor a apresentação de músicas de alguns dos artistas que influenciaram e inspiraram suas carreiras, como Michael Jackson, Sting, John Coltrane e James Brown. Os músicos combinam as sonoridades de suas influências com suas próprias composições, proporcionando ao público um show cheio de improvisação e energia positiva. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Sobre aupaQUARTET

O aupaQUARTET é muito mais do que uma formação de cordas. O grupo vem apresentando concertos ao vivo ao longo de oito anos, incluindo festivais em vários países europeus (Itália, França, Alemanha), além do Brasil e China. O aspecto clássico de seus instrumentos contrasta com a música que produzem, cheia de estratagema, força e espontaneidade. Suas composições seguem uma base de Funk e Rock e improvisações de Jazz. Devido às diferentes origens de seus membros, várias características culturais se juntam para criar um diálogo constante entre dois continentes: Europa e América. Desta forma, existe uma fusão particular de estilos alimentados pelo desafio que supõe ser ao mesmo tempo criadores e intérpretes.

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico
Desenhado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos.

A programação artística do Encontro contará ao longo do ano de 2018 com a participação de 10 mestres convidados, sendo sete nacionais e três internacionais, escolhidos mediante curadoria. O projeto terá a apresentação de 14 concertos de música instrumental em Aquiraz e em Fortaleza, de 10 diálogos -todos com entrada gratuita e abertos ao público – e 10 residências artísticas voltadas para estudantes de música da Tapera das Artes e de outras instituições convidadas.

Realizado mensalmente, de fevereiro a novembro de 2018, as ações ocuparão diferentes espaços, contemplando um público vasto. Atuando, assim, não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, grandes nomes nacionais e internacionais estão confirmados:

· Março – Renato Borghetti – músico instrumentista e acordeonista;
· Abril – Marlui Miranda – compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira;
· Maio – Ensemble – trio de palhetas de São Paulo;
· Junho – Barbatuques – grupo brasileiro de percussão corporal;
· Julho – Maite Hontelé – trompetista especializada em ritmos caribenhos, da Colômbia;
· Agosto – Ricardo Herz – o artista que reinventou o violino brasileiro;
· Setembro – Ji Hae Park – da Coreia;
· Outubro – Badi Assad – cantora violonista;
· Novembro – Toquinho – cantor e compositor brasileiro.

“Nossa expectativa é de que essa edição de 2018 venha consolidar ainda mais o Teatro Escola da Tapera das Artes como um equipamento importante no cenário da música instrumental no Estado do Ceará. Um palco para o público amante de música de qualidade. Pátria de inesquecíveis espetáculos que acolhe grandes mestres brasileiros e internacionais, em diálogos múltiplos apaixonantes”, reforça a idealizadora da Tapera das Artes, Ritelza Cabral.

O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co-realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Usibras, Verdes Mares, Hipercor, Esmaltec, FAN, Dakota, Frezenius, M. Dias Branco, Acal. E conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

Plataforma Sinfonia do Amanhã

No intuito de ampliar sua atuação, ao mesmo tempo em que fortalece laços colaborativos, o Encontro Mestre & Aprendiz recebe estudantes de diversas instituições que trabalham educação musical em todo o estado do Ceará, vinculados ao projeto Plataforma Sinfonia do Amanhã. Trata-se de entidades que, assim como a Tapera, dispõem recursos artísticos e pedagógicos a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva de ampliar as possibilidades de desenvolvimento social. A Plataforma, em 2018, conta com 26 instituições, em – 22 delas no Ceará, uma na Bahia, uma em Goiás e duas no Rio Grande do Sul.

Associação Tapera das Artes

A Tapera das Artes dedica-se a atividades culturais voltadas para jovens e crianças oriundas de famílias de baixa renda no município de Aquiraz, onde vem se consolidando como um vetor fundamental de transformação artística e cultural local.

O trabalho iniciado com o ensino de pífano tomou novas proporções, possibilitando a expansão e inclusão de novas modalidades artísticas. Foram fundadas, assim, a banda de pífanos “Girassol”, o grupo “Sementes da Terra”, o grupo de chorinho “Feijão de Corda”, o Grupo de Forró “Natureza do Forró” e o Espetáculo “Sons e Sonhos”.

Em 2012, a Tapera das Artes iniciou a parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e, com o apoio do Maestro João Carlos Martins, protagonizou a viabilização da Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, implementada em 2013, surgindo um novo programa atendendo a um público de 458 crianças, adolescentes e jovens do município de Aquiraz e adjacências.

Serviço

Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico apresenta aupaQUARTET (Espanha), com:
Residência Artística
Quando: 26/02 a 03/03
Local: Centro Cultural da Tapera das Artes

Concerto “StepUP”
Quando: 03/03 (sábado), às 19h
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Informações: (85) 3361-2704 / 987548496
ACESSO GRATUITO
Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento.

Tapera das Artes
http://www.taperadasartes.org.br/
Facebook: Tapera das Artes
Instagram: @taperadasartes_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here