Não falemos em caridade, beneficência, filantropia. Nossa conversa é sobre solidariedade, atitude que dispensa o sentimentalismo e vai direto à tomada de posição, ao engajamento que resulta da responsabilidade social.A solidariedade é cidadã. E se reproduz com facilidade, quando encontra terreno fértil.Às vezes, basta um pequeno empurrão.

Há alguns dias, quem deu o empurrãozinho foi um jornal televisivo local, ao mostrar a situação de penúria em que se encontra um asilo de idosos no bairro de Lagoa Redonda. A reportagem deixou seqüelas na sensibilidade de uma jovem senhora, que resolveu dar um balanço em sua capacidade de agir. Dias depois, ela e uma amiga, que aniversariavam em datas próximas, organizaram pequena festa onde se dispensavam os presentes tradicionais. Aos convidados, pedia-se que levassem apenas alimentos não perecíveis.

Logo o “apurado” era entregue ao lar dos velhinhos. A mãe de uma das promotoras da festa, que acompanhou a entrega, se sensibilizou diante do que viu e também decidiu arregaçar as mangas. Já conseguiu doação de roupas, por parte de uma indústria de confecção, e continua mobilizando-se.

No local de trabalho da mesma jovem senhora, outras colegas tomaram conhecimento da corrente de solidariedade e passaram a doar alimentos. A copeira da repartição foi uma das que aderiram à causa, apesar do salário modesto. Outra amiga, que vende produtos de limpeza, comprometeu-se a fazer doações mensais desse material. De contato em contato, chegou-se ao proprietário de uma rede de mercadinhos, que começou a juntar frutas e verduras (refugadas com pequenas imperfeições) para entrega periódica ao asilo. Há até quem queira “adotar” um idoso, para que não lhe faltem os ingredientes da dignidade.

Quando se quer ser solidário, há sempre uma forma de agir. A solidariedade é contagiante. Desconhece idade, sexo ou classe social. E, se duvidar, faz até bem ao coração.

* Artigo publicado no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor

Roberto Maciel
– Jornalista
comunicado@diariodonordeste.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here