Desde 2006, o Festival Violoncelles en Folie acontece na região dos Alpes Franceses, integrando o calendário dos festivais europeus de música. Em 2014, a 1ª edição brasileira do festival será realizada em Fortaleza. O evento funciona como parte da programação do projeto “Briançon, Tempo de Brasil”, com a proposta de reunir violoncelistas brasileiros e estrangeiros durante o período do Carnaval (28 de fevereiro a 04 de março) para estudos de aperfeiçoamento e apresentações para o público. Rebatizado no Brasil de Festival Violoncelos em Folia, o evento é uma iniciativa inédita da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), com apoio do Centro de Ensino Musical Hulda Lage, da Escola de Música Angelita Ribeiro e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.


Segundo Maria Helena Lage Pessoa, presidente da APICE, trazer o festival para Fortaleza é uma iniciativa inédita, e seus organizadores a vêem como uma oportunidade de consolidar e ampliar o alcance do evento.  


Além do encontro entre violoncelistas brasileiros e estrangeiros, o Festival pretende motivar crianças, jovens e adultos a iniciarem o estudo do instrumento. “Para isso, as apresentações acontecerão em espaços públicos, como parques, igrejas e shoppings, que ainda estão sendo definidos, justamente para divulgar esse instrumento tão fascinante que é o violoncelo”, diz Maria Helena. De acordo com a organização do evento, a programação do evento ainda está sendo montada e será divulgada em breve.

Masterclasses

Além das apresentações públicas, o Festival Internacional Violoncelos em Folia traz em sua programação as Masterclasses, que oferecem a estudantes e profissionais de música a oportunidade de aprimorar sua técnica musical, neste caso, com o violoncelo. Os interessados devem se inscrever antecipadamente no Centro de Ensino Musical Hulda Lage

Serviço

Festival Internacional Violoncelos em Folia

Data: 28 de fevereiro a 04 de março

Local: CEM Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães, 721 – Guararapes – Fortaleza) e espaços públicos da capital a serem divulgados

Informações: (85) 3278-7405 | apice.ce@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/violoncelosemfolia

 

Com informações da organização do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here