Fortaleza é uma das cidades participantes da sétima edição do América Medita, evento que reunirá pessoas de todas as idades dispostas a promover o bem-estar social, a redução da violência e, assim, contribuir com a paz mundial. A programação inclui meditação guiada, aula de yoga, respiração em grupo e música. O encontro é gratuito e acontece no próximo sábado (19), a partir das 16 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó).


O evento será conduzido por voluntários da Organização Internacional Arte de Viver, ONG responsável pelas aulas de yoga e meditação gratuitas que acontecem todos os sábados no local. O trabalho é fruto das ações pacifistas desenvolvidas pelo criador da entidade, Sri Sri Ravi Shankar. A iniciativa tem apoio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).


Segundo a coordenadora da Arte de Viver em Fortaleza e organizadora do evento, Lúcia Rejane Barontini, a iniciativa busca emanar vibrações positivas para um mundo melhor. “Mais de 100 cidades na América Latina participarão do evento. Desejamos que Fortaleza seja uma das cidades a iluminar o Brasil e o mundo com essa linda energia de harmonia”, afirma.


Durante o evento, haverá harmonização com taças de cristal, conduzida por Ananda Kaur; Yoga Nidra (meditação na qual o praticante atinge sono profundo mesmo estando conscientemente alerta) com sons terapêuticos guiado por Raphael Moreira; meditação pela paz e apresentação da Companhia de Dança do Iefes/UFC.

Saiba mais

O América Medita não é restrito aos praticantes de meditação. Quem nunca teve contato com práticas de respiração e relaxamento também é convidado a participar desse momento de conexão consigo mesmo e com o universo.


O evento parte do princípio de que todos nós temos um papel a desempenhar e cada atitude individual é significativa. Cada um que respira, fala, caminha, pensa e sente, influi neste planeta. Sendo assim, todos somos responsáveis e podemos, de forma consciente, ajudar a transformar o mundo irradiando paz e bons pensamentos por meio de palavras e boas ações. O estado de paz alcançado em ocasiões como a do América Medita é fundamental para criar esse impacto positivo na sociedade e no planeta Terra.

Benefícios da meditação

A meditação induz a um estado no qual a mente se acalma, e todas as tensões e o estresse acumulados desaparecem. Uma vez alcançado esse estado, é possível se centrar mais facilmente no momento presente. Muitos estudos científicos têm demonstrado os efeitos da meditação sobre a redução dos níveis de depressão e agressividade. Todos os problemas de conflitos militares e de violência doméstica são causados pelo acúmulo de estresse, que por sua vez é causado pelo acúmulo de emoções e vibrações negativas.


A meditação ajuda a dissolver e a minimizar essas emoções de agressividade, medo, violência e como consequência, desperta e aflora os sentimentos nobres de compaixão, amor, solidariedade e paz. Quando meditamos, a nossa presença e atitude se tornam mais pacíficas, criando um ambiente mais harmonioso ao nosso redor.

Sobre a Arte de Viver

A Arte de Viver é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização, fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, opera globalmente em mais de 152 países. A ONG possui sede internacional na Índia, em Bangalore. A entidade leva a paz para várias comunidades por meio de seus projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.

Sobre Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.


O pacifista é o fundador da Associação Internacional para os Valores Humanos (IAHV) e da Fundação Internacional Arte de Viver, instituição acreditada pela ONU, com o status especial de consultora do Conselho Econômico e Social. Há mais de três décadas, Sri Sri Ravi Shankar dedica-se a promover os valores humanos e harmonia inter-religiosa, construir uma sociedade mais igualitária, pacífica e unida, incentivar a responsabilidade social e ambiental e causas humanitárias.

Serviço

América Medita 2015

Data: 19 de dezembro de 2015

Horário: 16 horas

Endereço: anfiteatro do Parque do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here