Durante mais de duas semanas os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma  programação eclética e gratuita



Foto: Tadeu Bianconi


Durante mais de duas semanas, os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma intensa programação completamente gratuita do evento “Bulgária – Panorama de Arte e Cultura. As apresentações acontecem entre os próximos dias 9 e 26 de fevereiro e vão ocupar os mais prestigiados equipamentos culturais do Estado instalados em Fortaleza, como Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 09 de fevereiro, às 18:30, no Cineteatro São Luiz com a exibição do filme “O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev. A entrada é franca, e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria local a partir das 17h30min. Programação completa anexa.

PIC

A iniciativa faz parte da 2ª edição do Projeto Panoramas Internacionais de Cultura – PIC, idealizado pelo Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento, e tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária. A 1ª edição do PIC  aconteceu em  2016 em Sófia, capital da Bulgária, e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, especialmente do cinema.


A programação desta edição reúne vários artistas búlgaros, entre eles a prestigiada pianista  Borislava Taneva, que apresenta o recital “O Piano Búlgaro”, e o multi-artista Orlin Atanasov, com experiência em pintura, escultura, graphic design, interior design, editoria de arte, cenografia de ópera  e art-show infantil para tvs búlgaras, além de artistas plásticos da região de Varna, na costa búlgara do Mar Negro.


Haverá ainda a participação de dois premiados fotógrafos brasileiros, Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, e do fotógrafo francês residente na Bulgária Pierre Etienne Jay, na mostra “Olhares contemporâneos – brasileiro e estrangeiro – sobre a Bulgária”.


Além do recital e das exposições de gravuras, fotografias, símbolos  e colagens, com participação das curadoras Albena Bezovska e Plamena Racheva, crítica de Arte e diretora geral da Galeria Municipal de Varna – Bulgária, a programação conta com exibição de longas e curtas-metragens, incluindo filmes de animação, e encontros literários com apresentação dos livros “A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores” do escritor búlgaro radicado no Brasil, Ilko Minev, além da tradução de poesia búlgara de Maria da Guia Silva Lima.


“Recortamos e promovemos expressões artísticas de comunidades distantes entre si, buscando ampliar o seu alcance vivo. Sem subordinação a imperativos comerciais, favoreceremos a troca de relações culturais inusitadas”, declara Nara Barreto, presidente do Instituto Cultural Zenon Barreto.

Serviço

Evento: Projeto Panoramas Internacionais de Cultura | Bulgária – Panorama de Arte e Cultura

Período: 9 a 16 de fevereiro de 2017

Abertura Oficial: Exibiçao do filme “ O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev

Local: Cineteatro São Luiz

Data: dia 09 de fevereiro de 2017, quinta-feira

Horário: às 18:30h

Entrada Franca. Ingressos na bilheteria local a partir das 17:30


Saiba mais: http://www.zicciz.org/


Com informações da assessoria do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here