Pela primeira vez em 16 anos, universitários de todo País vão se reunir na capital cearense para compartilhar os projetos colocados em prática baseados em três pilares: social, econômico e ambiental, voltados a empoderar e solucionar problemas específicos da sociedade.


Nos dias 7 e 8 de julho, Fortaleza vai sediar um dos maiores eventos de empreendedorismo social do Brasil, o Campeonato Nacional Enactus. Pela primeira vez em 16 anos, universitários de todo País vão se reunir na capital cearense para compartilhar os projetos colocados em prática durante o ciclo 2015/2016 baseados em três pilares: social, econômico e ambiental, voltados a empoderar e solucionar problemas específicos da sociedade.


Uma banca composta por executivos e acadêmicos vai selecionar a Universidade destaque, que representará o país no Campeonato Mundial, que este ano acontece em Toronto, no Canadá.


Para Caio Moura, gerente da Enactus Brasil (www.enactus.org.br), migrar para o Nordeste foi uma estratégia importante para a expansão do evento. “É uma das regiões com mais Times Enactus e o Ceará é o segundo estado com mais projetos em execução. Além disso, essa mudança possibilitou expandir o evento para o público geral e incorporar o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social. Tudo gratuitamente”, explica.


O evento será palco do I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, o maior evento técnico científico gratuito do setor do país que discutirá temas como mobilização social, políticas públicas e educação, responsabilidade socioambiental e a presença da universidade na comunidade na qual está inserida.

Projetos

Em Barballha, os alunos da UFCA encabeçam o projeto Fibra com foco no Empoderamento Econômico de Mulheres, que capacitou donas de casa e agricultoras para produção de peças de artesanato com fibra de bananeira.


Já os alunos da Faculdade Luciano Feijão concorrem com o projeto Caprinova, que busca estimular o desenvolvimento sustentável na Comunidade São Domingos, localizado no distrito de Jaibaras (a 42 km da cidade de Sobral).  Eles auxiliam a cadeia produtiva da caprinocultura a partir de um processo educacional que promova organização produtiva e visão mercadológica.


Em Juazeiro do Norte, alunos da Universidade Federal do Cariri, vão apresentar o projeto Engenho do Lixo no Campeonato Nacional. A ação busca melhorar a logística da Associação Engenho do Lixo para, consequentemente, melhorar a renda e as condições de trabalho dos catadores, com a implantação de estratégias para o aumento da quantidade da entrada de materiais e o desenvolvimento de ações de educação ambiental.

Sobre a Enactus

Organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 84 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.


No Brasil, a Enactus já impactou mais de nove mil pessoas diretamente pelos projetos, em 2015. Pelo menos 1.500 estudantes e 100 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social.

Serviço

Campeonato Nacional Enactus Brasil

Inscrições através do site: www.enactus.org.br

Data: 07 e 08 de julho de 2016

Local: Centro de Eventos do Ceará

Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz | Fortaleza, CE Horário: das 9h às 18h30

Evento gratuito


Com informações da assessoria de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here