A clínica é uma iniciativa da Unimed Fortaleza e foi inaugurada no Espaço Saúde Unimed, localizado no bairro Meireles.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo. No Brasil, não se sabe ao certo o número de autistas, uma vez que não há dados oficiais sobre o assunto e somente no ano passado foi sancionada a lei que prevê a inclusão de perguntas sobre o TEA no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tomando-se por base dados de prevalência do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que aponta que uma em cada 54 crianças de oito anos é diagnosticada com o transtorno no país, estima-se que o Brasil deva ter mais de 3 milhões de autistas.

 

Diante desse cenário e do maior conhecimento a respeito das necessidades dos autistas atualmente, vem crescendo de forma significativa a demanda por terapias assistenciais para pessoas com TEA. Nesse sentido, a Unimed Fortaleza, dando continuidade à descentralização dos serviços prestados na Clínica Unimed Bezerra de Menezes e na Unidade Pinto Madeira, decidiu implantar um centro de terapias assistenciais dedicado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e outras condições relacionadas ao neurodesenvolvimento, oferecendo um ambiente especializado e amparado por recursos específicos para melhor acolher e gerenciar a evolução terapêutica dos seus clientes. O centro foi inaugurado no dia 15 de março, no Espaço Saúde Unimed (Av. Barão de Studart, 800 – Meireles).

 

O espaço conta com profissionais multidisciplinares atuando conjuntamente, em áreas como psicologia, psicomotricidade, método therasuit, fisioterapia motora, terapia ocupacional e fonoaudiologia, todos especialistas e com formação técnica específica no atendimento pediátrico e de neurodesenvolvimento. Eles atuam na habilitação e reabilitação do sistema sensório motor oral, na integração dos sentidos e no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades sócio-emocionais, motoras, cognitivas e comunicativas. Além disso, promovem o engajamento de pais e cuidadores no tratamento dos filhos de forma que possam dar continuidade ao que é trabalhado nas terapias.

 

Os atendimentos devem ser agendados presencialmente na unidade ou por telefone. As terapias são ofertadas para todos os tipos de plano das carteiras Unimed e a cobertura de acordo com os serviços que constam no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

 

“A inauguração desse espaço para terapias relacionadas ao neurodesenvolvimento nos enche de alegria, pois é a concretização de um desejo que já tínhamos há alguns anos. Buscamos sempre ampliar as possibilidades de atendimento aos nossos clientes, sempre objetivando a qualidade do serviço ofertado, a segurança e o êxito terapêutico. Queremos que a clínica seja uma referência na prestação de serviços desse segmento”, afirma o diretor de recursos próprios da Unimed Fortaleza, Dr. Flávio Ibiapina.

 

As entidades que reúnem famílias de autistas também celebram a iniciativa do novo espaço, como é o caso da Associação Fortaleza Azul (FAZ), instituição que reúne cerca de 300 familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista na capital cearense para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Segundo a presidente da FAZ, Daniela Botelho, é cada vez mais crescente a procura por clínicas aptas a promoverem o atendimento terapêutico para autistas, em suas diversas necessidades, o que tem feito com que os centros já conveniados tenham tido dificuldades para suprir essa demanda.

 

“Recebemos de maneira bastante positiva a notícia da inauguração do Espaço TEA da Unimed Fortaleza, que servirá como mais um local dedicado ao atendimento das demandas das famílias de autistas. Confiamos no compromisso e na qualidade dos serviços que serão prestados pela clínica e esperamos que a iniciativa possa inspirar outros entes da área de saúde para olhar com atenção para o credenciamento de mais clínicas especializadas, permitindo aos autistas usufruírem de atendimento adequado que os ajudem nas terapias”, afirma Daniela.

 

SERVIÇO:

Espaço TEA da Unimed Fortaleza

Local: Espaço Saúde Unimed (Av. Barão de Studart, 800 – Meireles)

Agendamentos:

Presencialmente no Espaço Saúde Unimed ou pelos telefones:

(85) 3209.1191; 3209.1192; 3209.1193 – segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h

(85) 3209. 4341 – segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados das 8h às 12h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here