19/08/2023 - 51º Festival de Cinema de Gramado - Fábio Meira recebe o prêmio de Melhor Roteiro, por “Tia Virgínia” e Petrus Cariry recebe o prêmio de Melhor Fotografia, por “Mais Pesado é o Céu”, entregue por Marcelo Repetto, Diretor Regional da Claro | Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto
Longa-metragem de Petrus Cariry foi um dos destaques da competição de ficções na noite de premiação.

O longa-metragem cearense MAIS PESADO É O CÉU (2023) conquistou, no sábado, 19, quatro prêmios, durante sua passagem pelo 51º Festival de Cinema de Gramado. O diretor Petrus Cariry recebeu os Kikitos de melhor direção, melhor fotografia e melhor montagem (em parceria com Firmino Holanda). Já a atriz Ana Luiza Rios levou o Prêmio Especial do Júri pela interpretação da personagem Teresa. O filme está previsto para estrear em circuito comercial no primeiro semestre de 2024.

“Filmamos em 2021, durante uma pausa da pandemia, contornando todas as dificuldades de gravar na estrada, mas sempre acreditando no potencial de um projeto que deseja discutir o Brasil machucado de hoje. É uma alegria imensa levar esses prêmios para casa e representar o Ceará e o Nordeste em um dos festivais mais importantes do país”, comemora Cariry.

Rodada no sertão nordestino, a trama acompanha o encontro de Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) que, por motivos diferentes, pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará.

MAIS PESADO É O CÉU é o sétimo longa-metragem de Cariry, que, recentemente, recebeu uma indicação de melhor filme no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário A Jangada de Welles, codirigido por Firmino Holanda. As filmagens foram realizadas em 2021, nos municípios cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara, tendo como um dos cenários o Açude Castanhão e sua história de submersão.

FICHA TÉCNICA
Mais Pesado é o Céu – 2023
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 98 minutos
Gênero: Ficção
País: Brasil
Bitola: DCP
Idioma: Português
Direção: Petrus Cariry
Roteiro: Petrus Cariry, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry
Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira e Marcos Duarte
Produção: Bárbara Cariry
Direção de Fotografia: Petrus Cariry
Direção de Arte: Sérgio Silveira e Lana Benigno
Figurino: Lana Benigno
Trilha Musical: João Victor Barroso
Trilha Sonora Original: João Victor Barroso
Montagem: Firmino Holanda e Petrus Cariry
Desenho de Som: Érico Paiva (Sapão)
Som Direto: Danilo Carvalho
Produtora: Iluminura Filmes
Distribuidora: Sereia Filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here