Imagine conversar sobre grandes temas da ciência com pesquisadores de prestígio, em um ambiente descontraído, em linguagem acessível e espaço para esclarecer dúvidas e trocar conhecimento. É essa a proposta do Pint of Science (http://pintofscience.com.br), evento mundial que estreia neste ano em Fortaleza, com apoio da Universidade Federal do Ceará.
De 14 a 16 de maio, pesquisadores conversarão com o público, em restaurantes da cidade, sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e futuro dos alimentos. A proposta é, por meio de bate-papo informal, difundir a ciência e mostrar os impactos da pesquisa científica no cotidiano da sociedade.
A realização é da Empresa Brasileira de Agropecuária (EMBRAPA) e, além da UFC, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) apoia o evento.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, é o coordenador acadêmico do Pint of Science. “Essa estratégia é importante para que se perceba e se defenda a ciência brasileira. Iniciativas como o Pint of Science contribuem para torná-la um assunto cotidiano”, afirma Gomes.
De acordo com a coordenadora do evento em Fortaleza, Ana Elisa Sidrim, a programação é diversa e abrange todos os públicos. “Procuramos incluir temas atuais presentes na vida das pessoas que despertem a curiosidade do público”, adianta.
Programação
Além de estar à frente da coordenação acadêmica do evento, a UFC estará presente com três palestrantes. No dia 14, no restaurante Cantinho do Frango, a pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, considerada a “madrinha do aleitamento materno” no Ceará, falará sobre “Neurociência e afeto: a importância da formação de vínculos desde a primeira infância”.
No dia 15, no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar, o convidado da UFC é o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior, que conversará com o público sobre a aplicação da física em áreas como ciências sociais, política, neurociência.
No dia 16, no Boozer’s Pub, o professor do Departamento de Física Daniel Britto fará a palestra “Em busca da Terra 2.0”, um convite à reflexão sobre como a ciência procura responder a uma das questões mais debatidas entre astrofísicos e curiosos: existe um planeta igual à Terra?
Pela Unifor, Antonio Silva Lima Neto e Kaio César Simiano Tavares farão as palestras “Saúde e violência nas cidades invisíveis de uma metrópole” e “Recortando e colando o DNA com CRISPR: como essa técnica pode revolucionar o nosso futuro”, respectivamente.
Já os pesquisadores Guilherme Simião Zocolo e Andreia Hansen Oster, da EMBRAPA, falarão sobre valorização da biodiversidade por meio da pesquisa em química e sobre a ciência presente nas frutas, respectivamente.
Para participar
A entrada para o Pint of Science é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos. Não há emissão de certificado de participação. A programação completa, bem como os locais de realização, está disponível em pintofscience.com.br.
Sobre o Evento
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, o Pint of Science ocorrerá em 56 municípios.
Com informações da Assessoria do Evento