O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! O evento que já teve entre suas atrações Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Sesc Iracema, com programação que inclui shows, seminários e oficinas.

 

Toda a programação do 3º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e as inscrições estão abertas. Os interessados podem se inscrever por meio do e-mail associacaosolar@gmail.com ou na hora do evento. A programação completa do festival se encontra no Facebook:  www.facebook.com/events/871972779551075/


Em sua terceira edição, o Festival Fortaleza Instrumental, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de sopro (a primeira edição foi dedicada às cordas e a segunda aos tecladistas), e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.

 

Nesta edição, o público será presenteado com shows com diversos timbres  de instrumentos de sopro, tais como, sax, pífano, trompete, flauta e outros menos comuns, como é o caso Quinteto Brasília (DF), que já possui DVDs e um CD gravados e conta com participações em importantes projetos como o Sonora Brasil, Caixa Cultural, Feira da Música Brasil. Formado pelos músicos José Medeiros (oboé), Sérgio Barrenechea (flauta), Felix Alonso, (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Schulz (trompa), o grupo apresenta um conjunto ímpar de sonoridades e timbres.

 

Os outros shows do 3º Festival Fortaleza Instrumental ficam a cargo do carioca Márcio Resende que se apresentará com sua banda; da Orquestra de Sopros de Pindoretama, experiência premiada em vários festivais e com vários prêmios em seu currículo; do professor de Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Marcelo Leite, que fará show de flauta transversal acompanhado do grupo Sons Transversal;  do instrumentista Hugo D’Leon, trompetista recém chegado dos EUA e quem vem se apresentando em importantes festivais como, Festival Jazz & Blues 2015,  e da  Banda de Pífaros Sons da Vila, composto por jovens entre 14 e 22 anos, oriundos da zona rural de Aquiraz (CE) participantes do Projeto Inovart e  alunos do maestro Marcelo Freitas.

 
Oficinas

Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com  atividades  oficinas temáticas específicas de  instrumentos de sopro tais como, oficinas de improvisação, de trompete, de pífano e flauta, seminário de educação musical e ainda oficinas de projetos e leis de incentivo.

 
Serviço

3º Festival Fortaleza Instrumental

Shows, oficinas e seminários

Local: Sesc Senac Iracema, Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)

Data: 25 e 26 de setembro

Horário: Oficinas e seminários: 13h às 17h30

Shows a partir das 19h30

Inscrições e informações: (85) 3226 1189

Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)

Avenida da Universidade, 2330 – Benfica

Associacaosolar@gmail.com

Evento no Facebook:  www.facebook.com/events/871972779551075/

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here