Pela primeira vez, o Estado vai promover um festival voltado para as artes circenses. De 24 a 29 de março, 22 grupos do Ceará, Alagoas e Argentina se apresentam na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praça do Ferreira, no Passeio Público, no Café Teatro  das Marias e no Sebrae. É a primeira edição do Festival de Circo do Ceará, que na sua estreia traz como tema ‘O Palhaço Cearense’.


Conhecido como a terra do humor, o Ceará abre espaço  das artes mais democráticas e populares do mundo, o Circo. Aproveitando a deixa, o evento homenageia a  oralidade, a irreverência e o improviso que contagiam plateias em picadeiros do Estado e garante risadas dos mais diversos públicos.


Os seis dias do  festival serão divididos em formação e mostra artística, além do subprojeto “Luz no Picadeiro”, programa de formação e informação voltado para o público circense, profissionais, artistas e gestores. O programa inclui minicursos, treinamentos, oficinas  e palestras para capacitar a classe circense em suas atividades artísticas, técnicas e administrativas.

Artistas cearenses

A programação será composta, 80%, por artistas cearenses, que dividem a cena com mestres como Pimenta e Biribinha, além de experimentarem novas formas de fazer circo com vizinhos argentinos como Latin Duo, Cia. manoAmano, Muruya e Manic Freak. “Nosso festival anuncia tempos de alegria e futuro mais visível para o Circo e artistas circenses do Ceará”, prevê a diretora executiva do festival, Giza Diógenes.


Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação  Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização – é uma porta para o  público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam  sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o Estado.


Mais informações podem ser encontradas no site www.festivaldecircodoceara.com

 
Programação

Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no SEBRAE. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios/microempreendedor individual.

 

Atendendo à demanda da classe circense do Ceará, o Festival ainda promove  dois encontros: um para debater com os representantes das Secretarias Regionais Executivas da Prefeitura Municipal o exercício da Lei do Circo de Fortaleza; e o segundo, para promover o intercâmbio de informações e a fruição de produtos artísticos numa conversa com programadores de festivais, produtores culturais e artistas.

 

 A programação segue entre os dias 27 e 29 de março com a mostra de artes circenses, que é gratuita e será apresentada em dois espaços em Fortaleza: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praça do Ferreira. Para receber o público, foi montado um picadeiro sob uma lona de circo, especialmente ambientado para oferecer conforto durante as quatro horas de programação diária.


A programação começará às 17h, com vivências de técnicas circenses por meio de aulas de perna-de-pau, malabares, maquiagem, além de exibição de documentários e fotografias. A partir das 19h, a programação segue no picadeiro com apresentações de palhaços, equilibristas, malabaristas, mágicos e tudo de fantástico que o circo oferece, sempre acompanhadas pela Charanga e fanfarras que não deixarão faltar boa música.

 
Serviço

Festival de Circo do Ceará

De 24 a 29 de março

Local: Centro Dragão do Mar, Sebrae e Praça do Ferreira

Informações: (85) 3459-0096

Site: www.festivaldecircodoceara.com


Com informações da assessoria de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here