Terça-feira passada estive na palestra que a diretora do Ivam (Espanha) fez no Museu do Centro Dragão do Mar. Consuelo Císcar falou, por quase 50 minutos, das atividades de um dos maiores museus da Europa, o Institut Valencià d´Art Modern. Junto com a conversa da Consuelo estava disponível a programação do museu para o ano de 2010 mês a mês. Dá gosto.


Além das atividades constantes de integração que o museu faz em penitenciárias, hospitais e com pessoas que a gente chama aqui de grupos de risco, o povo lá tem acesso a palestras educativas, música, exposições, conferências de arte e muito mais atividades no mesmo local. Consuelo disse que uma exposição pode ser programada com até quatro anos de antecedência.


Quase todas as obras que podemos visitar na coletiva De Picasso a Gary Hill, em cartaz no MAC do Dragão, vieram de lá. Do acervo técnico. As obras que os curadores José Guedes e Roberto Galvão escolheram fazem parte das 10 mil pertencentes ao acervo.


Depois da palestra, fui dar uma volta pela exposição, uma prévia das visitas que pretendo fazer. Foi uma festa para os olhos. Tinha viajado para uma reunião em Quixadá. Depois de mil coisas, decidi ir à noite ao museu. No fim, a minha bolsa foi a última a ser entregue na recepção. Ia dar só uma passada, mas fui ficando, conversando. Os trabalhos foram me envolvendo. Fiquei impressionada com o trabalho de Christian Boltanski. São centenas de caixas empilhadas com fotos de judeus mortos no Holocausto. É impossível não parar diante dela e ficar. Visitei há alguns anos o Museu do Holocausto, em Jerusalém. Senti algo muito parecido.


A obra de Matisse exige tempo. As obras de Picasso, também. O melhor da exposição é a diversidade. É poder admirar tantos artistas. É claro que seria ótimo se pudéssemos ter mais obras de Matisse e de Picasso e de Bandeira e de Aldemir Martins. Mas o que está lá já é uma grande festa. O espaço acabou e nem falei da beleza da videoarte que está lá exposta.

Vale a pena!


* Artigo publicado em 17.07.2010 no jornal O Povo e reproduzideo neste site com autorização da autora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here