“Rio dos Mares de Morros” tem como inspiração as paisagens cariocas e seus imensos afloramentos rochosos, esculpidos entre o céu e o oceano.
|
A partir de 23 de dezembro, quem passar pela sede dos Correios em Fortaleza, no Centro, encontrará um pouco das cores e do cotidiano vibrante do Rio de Janeiro. A exposição “Rio dos Mares de Morros”, do artista e geólogo cearense Francisco Ivo, foi selecionada para ocupar o Espaço Cultural da instituição, com 22 telas e dez fotografias que homenageiam a Cidade Maravilhosa.
“Rio dos Mares de Morros” tem como inspiração as paisagens cariocas e seus imensos afloramentos rochosos, esculpidos entre o céu e o oceano, emoldurando o espaço urbano com o qual o artista convive desde 1987, ano em que se mudou de Fortaleza para o Rio de Janeiro. O termo “mar”, por sua vez, está relacionado com a semelhança dos morros sequenciados como ondas.
A natureza e as formas de cenários mundialmente famosos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos, são retratadas nas telas com pinceladas de cores fortes e vívidas, como se as rochas estivessem sendo iluminadas de dentro para fora, saltando aos olhos as propriedades geométricas e radiações luminosas dos minerais. A estética faz uma alusão ao mundo da cristalografia, ciência que estuda as leis que regem a formação dos minerais, com a qual Francisco Ivo teve contato ao longo de sua formação em Geologia.
Também estarão expostas pinturas como “Temiminós – Mundus Novus”, em referência à tribo indígena que testemunhou o achado da baia de Guanabara, em 1502; e “Jangadeiros, 28”, inspirada na saga de quatro pescadores cearenses que, em 1941, a bordo de uma jangada, partiram para a antiga Capital da República para cobrar justiça social e melhores condições de vida para os pescadores, promovendo na Baía de Guanabara uma procissão com dezenas de barcos e uma única jangada.
Além da sequência de “Rio dos Mares de Morros”, a exposição possui outras duas seções: “Lembranças”, que apresenta pinturas que resgatam a infância e a juventude do artista no Ceará, seja no sertão da cidade de Mombaça, seja em Fortaleza; e “Fotografia”, com 10 obras nas quais Francisco Ivo celebra o cotidiano da Capital carioca e da cidade de Niterói, explorando seu povo, suas manifestações políticas e artísticas, dentre outros aspectos.
“Rio dos Mares de Morros” ficará aberta em Fortaleza, no Espaço Cultural Correios, até 3 de março de 2017. A exposição tem apoio dos Correios. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas.
Serviço
Exposição “Rio dos Mares de Morros”.
Abertura: 23 de dezembro, 17h.
Onde: Espaço Cultural Correios (R. Senador Alencar, 38, térreo, Centro).
Visitação: de 23/12/2016 a 3/3/2017 (segunda a sexta-feira).
Horário: 8h às 17h.
Entrada gratuita.
Apoio: Correios