Refletir sobre a responsabilidade de cada espécie em prol da harmonia da biosfera e a exploração desenfreada dos recursos naturais. Esse é objetivo de Celso Oliveira com as fotografias expostas na mostra “Os Seres são Vivos”. “Quero chamar atenção das pessoas para cuidarem melhor do meio ambiente. É um alerta pra sociedade despertar e não perder de vista o que ela tem de melhor na natureza”, explica o fotógrafo. O coquetel de abertura acontece quarta-feira da próxima semana (25), às 19 horas, na Galeria Mario Baratta, no Estoril.


“Vivemos em cadeia e com muita liberdade, mas estamos atirando no próprio pé. O ser ‘inteligente’ do planeta, o homem, é o maior responsável por todo esse confuso meio ambiente que vivemos hoje”, revela Celso, sobre os seus questionamentos a cerca do tema da exposição. “As imagens que apresento neste breve ensaio é o início de uma preocupação antiga que guardo comigo. Na verdade, é uma ponta de fé que ainda vamos sair dessa”, completa.


A exposição reflete o objeto de pesquisa de Celso, ‘a vida’. “Tudo que questiono na arte começa com a vida de todos os seres. Sempre me pergunto como é que tudo isso não se acaba, como funciona? A água corre pro mar, que nos dá o peixe, o sal e muito mais. O vento que faz tudo se movimentar e até fabrica energia para gente gastar. O sol vem de graça todo dia. Eu chego a não acreditar como ainda não inventaram um imposto sobre a luz suprema”, comenta o artista.

Sobre Celso Oliveira

Celso de Oliveira Silva foi fotojornalista em diversos jornais e revistas como Veja, IstoÉ, Visão e O Globo. Em 1980, muda-se para Fortaleza, onde integra a equipe coordenada por Chico Albuquerque,  no jornal O Povo e participa do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. Na capital cearense, junto com o fotógrafo Tiago Santana, em 1994, cria a agência e editora Tempo D’Imagem, com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de fotografia. Seu trabalho está voltado, sobretudo, para o registro de manifestações culturais e festas populares do Nordeste. Participa de diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais se destaca o 5º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, realizado na Cidade do México, em 1996.


No fim da década de 1990, com Tiago Santana, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani e Elza Lima, desenvolve o projeto Brasil sem Fronteiras, documentando as cidades fronteiriças do oeste do país. O trabalho dá origem a um livro homônimo, lançado em 2001. Oliveira vive entre Fortaleza e Rio de Janeiro, onde mantém uma filial da editora Tempo D’Imagem.

 
Serviço

Abertura da exposição “Os seres são vivos”, de Celso Oliveira

Data: 25 de novembro

Horário: 19 horas.

Local: Galeria Mario Baratta, Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Visitação: Até 31 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 14 às 22 horas.

Entrada gratuita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here