Esta é a última semana para o público conferir a exposição “A Nova Cara do Sertão” na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. São 50 fotos que reproduzem a persistência de pequenos empreendedores no interior do Estado no desenvolvimento de negócios que impulsionam a economia regional, todos com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), que comemora seus 10 anos. A visitação é gratuita, vai até o dia 7 de janeiro e tem como curador o fotógrafo e pesquisador Silas de Paula.

O principal objetivo da mostra é dar visibilidade ao trabalho de agricultores nas comunidades rurais e de jovens que, na contramão do êxodo rural, retornam aos seus municípios depois de formados e aplicam todo o conhecimento adquirido em empreendimentos que vão contribuir com o desenvolvimento da comunidade.

“A gente quer mostrar que, mesmo diante das dificuldades e escassez do sertão, há uma potencialidade. Há jovens que querem ficar ao invés de sair e esses jovens precisam de oportunidades”, ressalta uma das co-fundadoras e diretora de Comunicação da Adel, Eveline Abreu.

Os registros são de autoria dos fotógrafos Drawlio Joca, Tamires Kopp, Eduardo Queiroz, Renato Stockler e Lia de Paula, que captaram momentos que contam um pouco da trajetória da Adel ao longo de seus 10 anos de atuação. Para Gláucio Gomes, diretor de Desenvolvimento da Adel, as imagens representam, ainda, a beleza do sertão, os exemplos
de resiliência, cooperação e a potencialidade das comunidades rurais.

“A mensagem que A Nova Cara do Sertão quer passar é que pequenas escolhas podem se transformar em resultados fantásticos, principalmente quando você tem apoio”, afirma. No dia da abertura (07), o visitante também vai conhecer os produtos confeccionados pelos jovens atendidos pela Adel ao visitar a Mostra de Jovens Empreendedores Rurais, localizada em frente à Multigaleria do Dragão do Mar.

Sobre a Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) é uma organização sem fins lucrativos, localizada na cidade de Pentecoste (CE), que além de atuar na própria região, desenvolve projetos nos municípios cearenses de Apuiarés, General Sampaio, Tejuçuoca, São Luís do Curu, Paracuru, Umirim, Sobral, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Amontada, Nova Jaguaribara e Itarema. Além do Ceará, a Adel também atua no Rio Grande do Norte,
nas cidades de João Câmara e São Miguel do Gostoso.

A Agência foi criada em 2007 por jovens filhos de agricultores, que conseguiram se formar na capital do Estado, mas que tinham o desejo de voltar para as suas comunidades rurais, aplicando os conhecimentos adquiridos na cooperação das suas regiões. Mesmo com o início difícil, eles não desistiram e com muita luta, atualmente, ajudam a reescrever histórias.

Após 10 anos, a Adel é referência em todo o país com estratégias de desenvolvimento no meio rural. Seu trabalho foca na aliança entre quatro componentes que formam uma verdadeira rede de apoio aos novos empreendedores: conhecimento (por meio de oficinas,
assistência e consultoria técnica), crédito orientado (oferta de pequenos empréstimos), redes cooperativas (arranjos produtivos e comerciais) e tecnologias da informação (tecnologias socioambientais).

Cerca de 1000 jovens em situação de vulnerabilidade foram apoiados e 200 empreendimentos rurais foram criados. A organização também beneficiou diretamente 3 mil agricultores implantando estratégias para convivência sustentável com o semiárido. No total, o impacto de sua atuação beneficiou mais de 5 mil pessoas de 60 comunidades em 13 municípios no Ceará e em dois no Rio Grande do Norte. A Adel também conquistou 16 prêmios por sua atuação com jovens e agricultores, como, por exemplo, os prêmios Fundo Itaú Excelência Social (Fies) e o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), esse último da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Exposição “A Nova Cara ao Sertão”
Entrada gratuita
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema),
Multigaleria (próximo ao cinema).
Visitação: Até 07 de janeiro | terça a domingo | 14h às 21h
Informações: (85) 3352-1222 / 9789-3335 | www.adel.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here