O assassinato do jornalista e médico Giovanni Battista Libero Bardaró, que defendia o fim da monarquia e a independência do Brasil, por seus opositores políticos, culminou com levante popular que determinou a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, no dia 7 de abril de 1831. 100 anos mais tarde, a data foi definida como Dia do Jornalista.


Em homenagem a data, a Galeria BenficArte apresenta exposição com acervos exclusivos da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). O evento ficará em cartaz do dia 7 a 17 de abril, no 1º piso.

 

Quem visitar a exposição poderá desfrutar de uma narrativa que resume as histórias e atuações importantes das duas entidades, que representam os profissionais do Estado. Entre os materiais em exibição, fotos de momentos marcantes e uma seleta bibliografia, com títulos que abordam desde a história do jornalismo no Ceará à análise sociológica da população, sob as vistas do jornalismo.

 
ACI

Em 14 de julho de 1925, foi fundada a Associação dos Jornalistas Cearenses, que mais tarde veio a ser chamada de Associação Cearense de Imprensa. Ao longo desses 91 anos, a ACI fez importantes serviços aos jornalistas e também à sociedade, como bem ressalta os autores Stênio Azevedo e Geraldo Nobre, na introdução do livro “Nova História da ACI”, ao afirmarem que o jornalismo é uma força poderosa na elaboração do processo da sociedade em geral.

 

Muito da história do jornalismo cearense está registrado na Associação, que participa da mostra, com exemplares de livros sobre os anos de lutas e glórias da ACI; história do jornalismo interiorano; análise sobre o ensino do jornalismo no Ceará.

 
Sindjorce

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará foi fundado em 26 de maio de 1953, com o intuito de defender e representar a categoria. Na exposição comemorativa pelo Dia do Jornalista, serão exibidas fotos de campanhas realizadas pelo Sindicato, em prol do reajuste salarial da categoria.

 

Outra luta recorrente e que também é ilustrada na mostra são as mobilizações contra a não obrigação do diploma para contratação de profissionais de jornalismo.

 
Serviço

Exposição em homenagem ao Dia do Jornalista

De 07 a 17/04

Local: Galeria BenficArte, 1º piso

Visitação gratuita

Mais informações: 3243-1000.

 

Com informações do Shopping Benfica

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here