Imagina alguém que tenha uma doença incurável, que está com a vida comprometida, perdeu a família quase que total, não tem a mínima perspectiva de vida, e tem uma necessidade incontrolavél de usar drogas. Que, quando está em abstinência, sente angústias profundas, ansiedade, desespero, dores pelo corpo, diarréias, delírios. Que para resolver estas situações é capaz de usar qualquer tipo de drogas, beber álcool , perfume, desodorante, fumar crack, maconha cheirar cocaína. Como pode esta pessoa encontrar energia para superar tudo isto, sem uma força espiritual?


Para um dependente que fez de sua vida um lamaçal que cometeu verdadeiros absurdos durante sua vida  ativa nas drogas, no álcool, que perdeu sua dignidade, destruiu varias pessoas, até mesmo tirando-lhes a vida – porque no mundo das drogas tudo é possível. Como pode esta pessoa encontrar energia para vencer e superar tudo isto, sem uma força espiritual?


Um dependente muitas vezes tem doenças oriundas de drogas, como cirrose, AIDS entre tantas. Acontecem perdas irreparáveis, como separação, mortes na família provenientes da dependência. Como pode esta pessoa encontrar energia para superar tudo isto, sem uma força espiritual?


Embora o dependente, nos momentos de desespero manifeste alguma Fé, ele está totalmente alheio as questões espirituais, sua condição de vida é um estado de morte espiritual.


É importante que, num programa de recuperação, a espiritualidade seja de fundamental importância, seja a tônica de um tratamento. É através da Fé que acontecerá toda a transformação. É através da Fé que o dependente encontrará a resposta para suas perguntas. É através da Fé que ele será capaz de se perdoar, de pedir perdão e de perdoar os outros. Honrado, agradeço a você que ler este artigo e se junta a nós nesta luta longa e árdua. Mas,vale a pena. A vida é mais preciosa. Contem com a Pastoral da Sobriedade.

“Quando a videira se separa da estaca que a sustenta, cai, e ao ficar na terra apodrece com todos os cachos que possui. Alerta, portanto, o demônio não dorme!” (Santo Padre Pio de Pietrelcina)

Rogério Melo é Coordenador do Projeto Prevenir no Ceará, da Pastoral da Sobriedade Regional Nordeste 1 da CNBB e membro do conselho estadual sobre Drogas do Ceará (CEPOD) – rogeriomelo1976@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here