O transtorno do espectro autista (TEA) reúne diferentes condições caracterizadas por alterações no desenvolvimento neurológico relacionadas a dificuldades de relacionamento social. Estudos comprovam que a prática de atividade física regular melhora, significativamente, as habilidades dos autistas e auxilia no desenvolvimento da sua capacidade comunicativa, na redução do comportamento antissocial e ainda na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação, estereotipias e agressividade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 100 crianças tenha autismo.
Para incentivar a prática de atividades físicas, os autistas a partir de quatro anos de idade podem participar de aulas de natação, na sede da Associação Fortaleza Azul, no bairro Sapiranga. A turma infanto-juvenil é aberta ao público e as aulas começam em setembro, às terças e quintas, pela manhã, com, no máximo, dois alunos por horário.
Criada em 2015, a Associação Fortaleza Azul-FAZ é formada por autistas e seus familiares, atuando na assistência social, na inclusão e proteção de pessoas com autismo, por meio de diversos projetos e atividades envolvendo música, brincadeiras, jogos, esportes, entre outros, com o objetivo de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo de autistas de todas as idades.
Endereço: Rua Elizeu Oriá, 970, Sapiranga, Fortaleza-Ceará
contatos: Tel. (85)98186-4552 / e-mail: associacaofortalezaazul@gmail.com