Um novo estudo explorou o papel que o envolvimento com a música tem no desempenho dos alunos em matemática e a experiência demonstrou um benefício significativo.Os pesquisadores acreditam que a música pode tornar a matemática mais agradável, manter os alunos envolvidos e ajudar a aliviar seu medo ou ansiedade durante o aprendizado.

A adição de música pode até motivar as crianças a gostar de matemática e querer aprender mais. Uma das técnicas para integrar a música nas aulas de matemática para crianças pequenas envolve bater palmas em músicas com ritmos diferentes, aprender números e igualar frações a notas musicais, por exemplo. Uma nova nálise publicada na revista Educational Studies analisou 55 estudos de todo o mundo, envolvendo quase 78.000 alunos, desde o jardim de infância até a idade universitária.

O uso da música – seja em aulas separadas ou como parte das aulas de matemática – causou uma melhora maior em matemática ao longo do tempo.

Foram incluídos três tipos de intervenções musicais: aulas de música típica em que as crianças cantam, ouvem e aprendem a compor música; aprender a tocar instrumentos sozinho ou como parte de uma banda; e intervenções onde a música foi integrada às aulas de matemática. Os alunos fizeram testes de matemática antes e depois de participar da atividade e a mudança em suas notas foi comparada com aqueles que não participaram de nenhuma intervenção com a música.

O uso da música – seja em aulas separadas ou como parte das aulas de matemática – causou uma melhora maior em matemática ao longo do tempo. Combinar os dois elementos nas mesmas aulas teve efeito mais significativo. Cerca de 73% dos alunos que tiveram aulas integradas tiveram desempenho significativamente melhor do que as crianças que não tiveram nenhum tipo de intervenção musical.

Além disso, 69% dos alunos que aprenderam a tocar instrumentos e 58% dos alunos que tiveram aulas normais de música melhoraram mais do que os alunos sem atividades com a música durante as aulas.Os resultados também revelaram que a música tem um impacto maior nos alunos mais jovens e naqueles que estão aprendendo conceitos matemáticos básicos. Matemática e música têm muito em comum, como o uso de símbolos e simetria. Ambos os assuntos também exigem pensamento abstrato e raciocínio quantitativo.

A aritmética pode ser particularmente adequada para ser ensinada por meio da música, porque os conceitos básicos, como frações e proporções, também são fundamentais para a música. Notas musicais de diferentes comprimentos podem ser representadas como frações e somadas para criar vários compassos de música.

As aulas integradas podem ser especialmente eficazes porque permitem que os alunos criem conexões entre a matemática e a música, e oferecem oportunidades extras para explorar, interpretar e compreender a matemática.“Incentivar professores de matemática e música a planejar aulas juntos pode ajudar a aliviar a ansiedade dos alunos em relação à matemática, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho”, disse a Dra. Ayça Akın, do departamento de engenharia de software da Antalya Belek University, na Turquia. No entanto, segundo ela, o número relativamente pequeno de estudos realizados ainda não permite observar o efeito de variáveis ​​como gênero, status socioeconômico e duração da instrução musical sobre os resultados dos alunos.

fonte: https://www.goodnewsnetwork.org/ 

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