A partir do século XIX Allan Kardec instituiu o período de estudo científico da alma ou espírito, através de cinco livros basilares, dentre eles O Livro dos Espíritos (1857). O estudo continuou no século XX com as revelações psicografadas por Francisco Cândido Xavier, possibilitando acompanhar as revoluções científicas na física e ciências biológicas. Estas obras são estudadas pela Associação Médico Espírita do Brasil e Internacional. 


 


Aprendemos que o Universo é constituído por Deus, espírito e matéria; o fluido cósmico universal agrega a matéria e todos os seres evoluem. O ser humano integral é um ser biopsico-socio-espiritual; é um espírito com um corpo espiritual biomagnético (perispírito) que modela o corpo biológico e possui centros de força. O espírito é prioritário no comando do corpo biológico. A evolução se dá no mundo espiritual e material. A reencarnação é uma lei biológica que explica essa evolução.


 


Nosso corpo físico atual foi configurado dentro das aquisições de vidas passadas, observando a lei de causa e efeito. Por exemplo: o caluniador poderá renascer surdo-mudo; os que incendiaram a própria carne, podem voltar com o pênfigo (doença popularmente conhecida como fogo-selvagem); o suicida, intencional ou não, com mutilação, surdez, loucura etc. O pensamento é secreção da alma e não do cérebro, o cérebro é a cabine de comando do espírito. O sentimento dá forma e natureza ao pensamento, daí a necessidade de integrar razão e emoção.


 


A doença tem origem nos vícios da mente e nas imperfeições da alma: egoísmo, orgulho, vaidade, presunção, quando se desobedece a lei divina. O espiritismo compreende a doença como uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições.


 


Segundo o instrutor espiritual Emmanuel, de quem Chico Xavier nos repassou tantas obras, “o estado precário da saúde dos homens, nos dias que passam, têm o seu ascendente na longa série de abusos individuais e coletivos das criaturas, desviadas da lei sábia e justa da natureza”; “para o plano espiritual a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra… a saúde é uma aquisição lenta e gradual do ser na medida que progride no conhecimento e no amor no curso das experiências sucessivas” e “o homem terá de voltar os olhos para a terapêutica natural que reside em si mesmo, na sua personalidade e no seu meio ambiente”.


 


O verdadeiro tratamento é a transformação moral dentro das lições do médico dos médicos, o mestre Jesus, com a oração, a prática do bem, das virtudes crísticas, do autoconhecimento; em resumo, a conexão direta com Deus, colocando-se no lugar do outro, aproveitando todas as oportunidades para 


fazer o bem.


 


* Eliane Oliveira é médica e professora da Universidade Federal do Ceará – elianemedufc@gmail.com


 


Artigo publicado no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização da autora


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here