A Escola Ballet Goretti Quintela apresenta o ballet Italiano, Napoli, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, no Theatro José de Alencar; e nos dias 19 e 20, no Teatro Via Sul. Em ambas as apresentações, serão mais de 100 bailarinos e atores interpretando o romance contado em três atos da moça Teresina e do pescador Gennaro, que acontece “na pitoresca cidade de Napoli”. O espetáculo é inédito no Ceará.


“A gente sempre faz uma pesquisa de balés que não foram apresentados e sempre acertamos na escolha. Temos mania de sempre buscar desafios”, afirma a diretora da escola, Goretti Quintela Girão. “O balé é muito vibrante, alegre. Vamos emocionar o público”, salienta.

 

O professor, coreógrafo do espetáculo e diretor artístico da escola, Everardo Freitas, acrescenta que ao longo dos anos, tem investido em pesquisas sobre as grandes obras do repertório clássico mundial. “Com isso, descobri muitos balés que ainda não foram apresentados em Fortaleza, por companhias visitantes, nem pelas escolas de balé existentes na cidade. Ano passado, por exemplo, nós apresentamos Naila, foi um balé de conto de fadas, com muitas ninfas e elfos, e já esse ano, trazemos Napoli que é um balé bem mais humano, que fala de sentimentos, dores, fé e alegria do povo italiano”, enfatiza.

 

No Theatro José de Alencar, os protagonistas serão Emanuel Tavares, que interpretará Gennaro; Carol Gomes e Ariela Linhares se revezarão no papel de Teresina. No teatro Via Sul, o bailarino Emanuel também representará Gennaro, tendo como a bailarina principal, Rebeca Tavares.

 
Saiba mais

Em 2016, a Escola de Ballet Goretti Quintela completará 40 anos. Em 2015, a escola obteve várias premiações nacionais e internacionais, levando uma de suas primeiras bailarinas, Lívia de Castro, a estudar balé na Alemanha.  A escola também será representada em Vancouver, no Canadá, pelo seu bailarino Manuel Freitas, além de ir fazer história em Barcelona e Miami, tendo em vista que uma de suas primeiras bailarinas, Carol Gomes, ganhou as duas bolsas de estudo.

 

“Ao ver minha escola sendo representada em outros países, isso me traz uma alegria e uma recompensa muito grande, porque a dança exige muitas renúncias”, comemora Goretti. Sobre o segredo para levar os bailarinos a “prados” mais distantes, Quintela ressalta a importância de ofertar cursos extras com professores e bailarinos renomados, dentre eles:  Emílio Martins, Norma Masella, Wanda Garcia, Eliana Caminada, Guivalde Almeida, Ramires Menezes, Flávia Burlini, entre outros. “A dança vive em perfeita harmonia com o exercício. Você não pode parar. A dança está em evolução constante, sempre tem novas técnicas”, pontua.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here