A concentração será na Avenida Beira Mar, esquina com a Barão de Studart, em Fortaleza, a partir das 16 horas. O objetivo é chamar a atenção da problemática das drogas na sociedade


Após uma série de ações desenvolvidas ao longo da semana, em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, lembrado em 26 de junho, acontece, no próximo domingo (26), a Caminhada de Prevenção e Combate às Drogas. A concentração será na Avenida Beira Mar, esquina com a Barão de Studart, em Fortaleza, a partir das 16 horas. O evento é promovido pela Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza, com o apoio da Frente Ceará Contra Drogas, Projeto Volta Israel Comunidade Católica Shalom, Brasil Sem Drogas e da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB/ CE.


Alda Quintela, voluntária da Pastoral da Sobriedade, explica que a caminhada é realizada há cinco anos, com o objetivo de chamar atenção para a problemática das drogas na sociedade. “Durante a semana nacional de combate às drogas, promovemos várias ações, tanto nas escolas como nas diversas paróquias da cidade. A caminhada é o momento, portanto, de reforçar essa luta. A Pastoral da Sobriedade trabalha vivenciando o programa dos 12 passos. Dentro desse contexto, lidamos com a dependência química direta e indireta, quando esta atinge familiares e amigos dos dependentes”, afirma Alda.


A voluntária destaca que é preciso ir às ruas, conversar com as crianças e a juventude, para buscar o aprofundamento sobre as consequências do uso de substâncias ilícitas. “Por isso, agradeço sempre o retorno que as caminhas nos proporciona. Por causa delas, as paróquias e pastorais se unem em prol de fazer algo pelo próximo. Tem muitas pessoas que não conhecem, por exemplo, o trabalho da Pastoral da Sobriedade, mas que devido à caminhada acaba acolhendo esse trabalho. Esse momento também é para buscar essa conexão. E é por isso que levamos o grito “vida sim e droga não””, pondera Alda.

Prevenção

Gutemberg Bezerra, secretário da Pastoral da Sobriedade, reflete que a caminhada é uma forma de conscientização e alerta. “A mobilização tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os malefícios das drogas. Também é para chamar a atenção do poder público, principalmente, sobre a violência como consequência do tráfico de drogas”.


Segundo ele, todos os envolvidos na caminhada aguardam a participação da sociedade. Na ocasião, adianta Gutemberg, haverá um trabalho de prevenção, com a indicação de grupos de autoajuda e de centros de tratamento. “Vamos fazer uma caminhada de evangelização”.


Serviço

Caminhada de Prevenção e Combate as Drogas

Data: 26 de junho de 2016

Local: Avenida Beira Mara com Barão de Studart (concentração)

Horário: 16 horas


Leia mais
Atividades de socialização e prevenção na Semana de Combate às Drogas
Juliana Sena: Projetos de prevenção às drogas beneficiaram mais de 10 mil pessoas
Campanha de combate às drogas alcança escolas e universidades


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here