A Associação de Moradores da Vila União e o Centro de Valorização da CVV, juntamente com entidades parceiras e pessoas da comunidade, realizam os últimos preparativos para a oitava edição do evento Lanternas pela Paz, que acontecerá na próxima sexta-feira (8), a partir das 15 horas, na lagoa do Opaia, em Fortaleza. Trata-se de um ato simbólico para homenagear as vítimas do holocausto nuclear ocorrido na Segunda Guerra Mundial, que destruiu as cidades japonesas de Hiroshima (6 de agosto de 1945) e Nagasaki (9 de agosto de 1945). A iniciativa objetiva incentivar a Cultura de Paz no mundo, relembrando  o fato para que nunca mais ocorram crimes como esses.

 

 “Dezenas de velas serão colocadas nas margens da lagoa onde crianças, jovens e idosos seguirão em pequena procissão pelo entorno,  com a proposta de fazer um pedido público de paz não somente para o bairro, mas para toda a capital. Além de ser um gesto visualmente bonito, mostra que ainda podemos acreditar no amor e na fraternidade entre as pessoas”, detalha Nilza Viana, voluntária do CVV.

 

Antes desse ato simbólico, ocorrerá uma programação cultural. Nilza informa que haverá apresentações da  quadrilha infantil do Zé Testinha, do teatro de bonecos da Cagece, e de coral e grupo dança das crianças do bairro e da  Casa de Afonso e Maria.

PARCEIROS


Rosalba Fernandes, também voluntária do CVV, explica que o suporte para as velas é feito com garrafas pet. “Depois do evento, os catadores recolhem as garrafas da lagoa para reciclagem”, diz. Para o êxito do Laternas para a Paz, é reconhecido o apoio dos parceiros, como a Universidade Estadual do Ceará, a Fundação Mokiti Okada e a Cagece, observa Rosalba.


A ideia de relembrar o sacrifício das vítimas de Hiroshima e Nagasaki e transformar esse fato triste num ato pela paz surgiu nos Estados Unidos.  Quem trouxe a iniciativa para o Ceará, foi a voluntária do CVV,  Gilmaíse Mendes, que integra também a entidade beneficente Casa de Afonso e Maria. Oito anos depois, o evento já é tradição entre as boas idéias para promover a Cultura de Paz no Ceará.


Mais informações: Nilza Viana, voluntária do CVV –  (fone: 141) / Rosalba Fernandes, voluntária do CVV – (fone: 85 9929 9005)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here