Neste domingo, 21 de junho, será celebrado pela primeira vez no mundo o Dia Internacional do Yoga. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), por entender o Yoga com o objetivo de “conscientizar sobre os benefícios do Yoga – prática ancestral nascida na Índia que visa a ampliação da consciência e espiritualidade – para um melhor estilo de vida individual e para desenvolver a saúde global.” Os 175 países filiados à ONU promoverão atividades. No Brasil, as celebrações ocorrerão em diversas cidades, incluindo Fortaleza.


 


No Parque do Cocó, a programação será a partir das 16h, promovida pelo Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a seção local da organização indiana Arte de Viver, escolas de Yoga e apoiadores. A Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes-UFC, instrutora voluntária da Arte de Viver e coordenadora geral do evento, informa que as atividades incluirão aula de yoga para crianças e adultos, meditação, harmonização com sons, música, além de feira gastronômica vegetariana e vegana.


 


A partir das 15h, voluntários estarão recepcionando o público, na área próxima ao anfiteatro. Pioneiros do yoga no Ceará serão homenageados: O ex-reitor da UFC, Prof. Hélio Leite; A profª Neuza Veríssimo e o casal Harbans e Ved Arora, indianos que adotaram Fortaleza como sua terra.


 


BRAHMA KUMARIS


A Brahma Kumaris estará também celebrando a data, por meio de sua rede de centros ao redor do mundo. Em Fortaleza, a entidade sediada na Rua Gonçalves Ledo, 1438 – Centro, promoverá às 19h, palestra intitulada “Yoga da consciência para a ação”,  com o professor francês Michel Simon. Em seguida, ocorrerá Meditação pela Paz Mundial. As atividades são abertas ao público não há necessidade de inscrição.


 


A entidade compreende que o “ yoga personifica a unidade da mente e do corpo, pensamento e ação, moderação e preenchimento, harmonia entre os humanos e a natureza e a abordagem holística para a saúde e o bem-estar, promovendo o senso de unidade com o próprio eu e a natureza”. Diante disso, escolheu o tema Yoga e Unidade para sua celebração mundial.


 


MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL


O grupo de Meditação Transcendental de Fortaleza, coordenado pelo Prof. Gregory Sun Kow, também vai promover ações neste domingo, 21. O encontro será na Rua General Silva Júnior 154, no bairro de Fátima, a partir das 15h. Eles estarão reunidos com seus membros e convidados. 


 


A Meditação Transcendental, criada pelo mestre indiano Maharishi Mahesh Yogi (1918 – 2008), ganhou adeptos famosos e anônimos no  ocidente a partir da década de 1960, especialmente depois que os quatro integrantes da banda inglesa The Beatles – John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star – foram à Índia conhecer o centro de meditação de Maharishi.  O atual líder do World Wide Movimento de Meditação Transcendental de Maharishi enviou mensagem que vai reproduzida na seção de artigos da ABN. (http://is.gd/C2SdFF)


 


Mais informações: Iefes-UFC e Arte de Viver com a Profª Lúcia Rejane Araújo – (fone: 85 8818 1692) / Brahma Kumaris – (fone: 85 3224 5390) / Meditação Transcendental com Gregory Sun Kow – (fone: 85 9784 1973)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here