O XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI) está programado para ocorrer em Fortaleza no período de 1º a 3 de outubro deste ano, com participação prevista de 300 profissionais e estudantes de todo o Brasil. O tema central do evento, “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”, será debatido no dia 2 de outubro, no primeiro painel, que terá a participação de Wilson da Costa Bueno, Samuel Lima e Celso Schröder. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce). 


 


No programa, também estão temas como mercado de trabalho e áreas de atuação, responsabilidade social e ética profissional, compromisso com o direito do cidadão à informação de qualidade, políticas públicas de comunicação, liberdades de expressão e de imprensa . O XX ENJAI contará com quatro painéis, seis oficinas e três rodas de conversa. As inscrições, segundo a Secretaria do Sindjorce, serão abertas em breve.


 


Em seu informativo eletrônico, o Sindjorce confirmou os nomes dos profissionais a seguir para coordenar oficinas do evento:


 


Malu Oliveira – “O uso e o alcance de mídias e redes sociais nas assessorias de imprensa de órgãos públicos” é o tema da oficina da jornalista Malu Oliveira, diretora de Comunicação Digital da Link Comunicação e Propaganda. Com 40 anos de experiência profissional, sendo 19 na comunicação pública, institucional e corporativa, foi diretora de contas da CDN, Máquina da Notícia e Burson Marsteller, atendendo clientes como Ruth Cardoso, Embratur, Instituto Trata Brasil, Secom do Governo Federal, governos estaduais e prefeituras de capitais 


 


Marcelo Matos 


Jornalista oriundo da primeira turma do curso de Jornalismo da Terra, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Matos atua na coordenação do MST no município de Quixeramobim e é assessor de imprensa e um dos porta vozes do MST no Ceará. Ministrará a oficina “Assessoria de Imprensa em organizações do terceiro setor e movimentos sociais”.


 


Mauro Costa – Formado em Jornalismo pela Universidade federal do Ceará (UFC), Mauro Costa atua há mais de uma década no mercado de assessoria de comunicação.  Com sua experiência na AD2M Engenharia de Comunicação, Mauro vai ministrar a oficina “Os desafios da Assessoria de Imprensa para grandes corporações”, no dia 1º de outubro.


 


Alberto Perdigão – O jornalista Alberto Perdigão, também graduado pela UFC, é doutorando em Comunicação e Cultura, pela Universidade de Trás os Montes e Vale Douro, e autor do livro Comunicação Pública e Inclusão Política. Ele ministrará a oficina “Assessoria de Imprensa e Acesso à Lei de Informação”, no primeiro dia do evento.


 


João José Forni – Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Forni ministrará a oficina “Gestão de Crises em Assessoria de imprensa”, no dia 1º, das 15h50 às 17h50.  Autor do livro o “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar Crises Corporativas”, Forni é também editor do site www.comunicacaoecrise.com. 


 


José Antonio Martinuzzo – Pós-doutor em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, José Antonio Martinuzzo ministrará a oficina “Mídias customizadas e comunicação organizacional na gestão de imagem”. É autor de Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede, Seis Questões Fundamentais da Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede (ambos pela Ed. Mauad) e Os Públicos Justificam os Meios – Mídias Customizadas e Comunicação Organizacional na Economia da Atenção (Ed. Summus).


 


Fonte: Sindjorce. Contato: 85 3272 2966


 


 


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here