Pelo 12º ano consecutivo, o Centro Espírita Irmão Leite (CEIL), com o propósito de divulgar o Espiritismo através da arte, promove, em parceria com o Hospital Nosso Lar, o Encontro de Arte Espírita. O evento ocorrerá no próximo sábado (25), das 17h às 20h30, na área de lazer do Hospital (Av. Carapinima, 2380, Benfica, próximo à Av. 13 de Maio). Entre as atrações do evento, está o musical “Francisco, o Pobre de Deus”, encenado por 55 crianças e adolescentes do Coral Canto de Luz e do Teatro Luz, da  comunidade de Oiticicas, de Viçosa do Ceará. O evento é aberto a espíritas e não espíritas e a entrada é gratuita.


 


As crianças e adolescentes são oriundas da Escola Allan Kardec, projeto social e educativo do Centro Espírita O Pobre de Deus, localizado na Vila Oiticicas. O trabalho da instituição é feito por uma grande equipe multidisciplinar – professores, músicos, cozinheiros e outros profissionais – sob a coordenação de Everaldo Mapurunga e Luzia de Brito Carneiro.


 


O musical conta com 13 músicas intercaladas com cenas da vida de Francisco, informa o diretor artístico do Encontro, também responsável pela direção do espetáculo, Aristides Barros. Enquanto no palco os jovens atores vão representar as cenas, o Coral ao lado cantará as músicas acompanhado de flautas doce e transversal, violão, violino e cajon.


 


No roteiro do Encontro de Arte, estão ainda apresentações das crianças e adolescentes do musical “Francisco o Pobre de Deus”, os jovens do Grupo JEAC Musical, o Grupo JEAC Teatral,  e o Teatro de Bonecos Riso de Deus, com a peça inédita  “Judas, o grande engano”.  Como nos anos anteriores, as crianças terão um espaço especialmente dedicado a elas, o Pontinho de Luz, onde uma equipe de voluntários do CEIL, com experiência em evangelização infantil, coordenará atividades lúdicas e educativas. Também haverá feira de livros espíritas novos e usados, bazar de artigos bordados e pintados, e cantina.


 


VER O MAR


A vinda das crianças e adolescentes de Viçosa para Fortaleza vai demandar uma grande logística. Conforme relata Aristides Barros, eles sairão da Vila de Oiticicas na sexta-feira às 5 da manhã com previsão de chegada à capital por volta do meio dia. Ficarão hospedados no Lar Fabiano de Cristo (LFC), na Maraponga. Às 12h, irão para uma sessão de cinema no North Shopping, uma novidade para a grande maioria deles. Às 18h30, farão uma apresentação no Centro Espírita João, o Evangelista (CEJE), na Rua Amadeu Furtado, 78, no bairro São Gerardo, retornando ao LFC por volta das 22h.


 


No sábado (25), está previsto um city-tour com visita ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, Arena Castelão, Centro Dragão do Mar, Aterro da Praia de Iracema (onde a maioria verá o mar pela primeira vez), Passeio Público, Praça do Ferreira e Teatro José de Alencar. Também farão apresentação no Corpo de Bombeiros, no Jacarecanga. Depois do almoço no Lar Fabiano, as crianças e adolescentes se dirigirão para o CEIL onde se concentrarão para o Encontro de Arte.


 


HOMENAGEM À OBRA CÉU E INFERNO


 


O Encontro de Arte Espírita ao longo desses 12 anos têm atraído não só adeptos da doutrina  como pessoas de outras religiões. Isto porque, segundo Aparecida Cândido, presidente do CEIL, as diversas manifestações artísticas são dirigidas “para os corações sedentos de uma harmoniosa arte que lhes proporcionem paz, esperança e os façam lembrar Jesus”.


 


Este ano, o evento tem como tema  “Esperanças e Consolações: uma homenagem aos 150 anos do livro Céu e Inferno (1865)”. Trata-se de uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. As outras são, pela ordem de lançamento: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), e A Gênese  (1868).


 


Conforme informações da Federação Espírita Brasileira (FEB), o principal escopo de O Céu e o Inferno “é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos”.


 


“Divide-se em duas partes: A primeira estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente.  Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas.


 


 “A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre.”


 


Mais informações: Aparecida Cândido, presidente do Centro Espírita Irmão Leite – (fone: 85 9.8886 1558 e 9.9846 0150) / Aristides Barros, diretor artístico do Encontro de Arte Espírita – (fone: 85 9.8897 5946)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here