Foto: Divulgação / Evento
Foto: Divulgação / Evento

No dia 2 de outubro, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega a seu próximo destino. Este ano a unidade itinerante já percorreu três cidades e a equipe do Sesc realizou 5.542 exames entre mamografias, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas.

Na próxima terça-feira, às 9h, o equipamento chega à cidade de Chorozinho para cerimônia início dos atendimentos, além de convocar todos à Campanha Outubro Rosa. Até dezembro, o Sesc espera atender a população feminina da cidade com 1.900 mamografias e 1.900 exames ginecológicos do colo do útero.

A cada três meses, o Sesc atende um município da Região Metropolitana. Em Chorozinho, a unidade móvel ficará instalada no centro da cidade, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde reprodutiva e prevenção de câncer de mama e do colo do útero.

De segunda a sexta, das 8h às 17h, uma enfermeira, um educador em saúde e uma técnica de radiologia estão à disposição da população, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames.

Do posto de saúde para o mamógrafo

Mulheres de 40 a 69 anos, que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia. Elas devem procurar o posto de saúde onde são cadastradas para que sejam encaminhadas aos exames na Unidade móvel do Sesc.

A prevenção de câncer de colo de útero, o papanicolau, pode ser feita por mulheres jovens e adultas, na faixa etária entre 25 e 64 anos, também com encaminhamento médico do posto de saúde. Este rastreamento é indicado para mulheres sexualmente ativas.

De acordo com o portal cidades do IBGE, o município de Chorozinho tem uma população feminina de 1.170 mulheres com idade entre 50 e 69 anos (cidades.ibge.gov.br). Esta parcela da população tem prioridade na realização do exame de mamografia.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Em 2018, 26 mulheres receberam diagnóstico de irregularidades nos exames e foram encaminhadas para serviços especializados da rede de atenção oncológica.

Esta iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi a menor dos últimos cinco anos.

Educação em Saúde

Durante a permanência da Unidade em Chorozinho, o Sesc, em parceria com a secretaria de saúde, municipal e estadual , também promove palestras e atividades educativas sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, tanto no espaço externo do equipamento, como na unidade básica de saúde do município (ver programação)

Serviço

Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Chorozinho
Data: 2/10/2018
Horário: 9h
Local: Av. Luiza Alexandre de Freitas, ao lado da Igreja Matriz de Santa Terezinha. Centro.
Período de atendimento no município: de 2 de outubro a 21 de dezembro, segunda a sexta, das 8h às 17h.

Campanha Outubro Rosa
De 2 a 31/10
Horário: 9h e 14h
Orientação individual e coletiva para disseminação de informações acerca da prevenção ao câncer de mama, como também orientar e encaminhar mulheres aos exames ofertados na Unidade Sesc Saúde Mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here