A mulher sempre cumpriu papel protagonista na História. Da vida doméstica até ao perfil múltiplo da mulher contemporânea, muitas lutas, derrotas e conquistas permearam a narrativa feminina. O século XXI retrata uma nova realidade. Hoje legitimadas na sociedade, as mulheres celebram vitórias e lidam com novas exigências. O preço pela igualdade entre gêneros continua alto. Muito sangue ainda é derramado pela impunidade e por um machismo que conseguiu atravessar gerações.  O Dia Internacional da Mulher chega, portanto, como uma bandeira das vitórias e uma lembrança constante do que precisa ser conquistado. Como a data é para ser celebrada, a Agência da Boa Notícia divulga eventos programados em Fortaleza para homenagear a mulher pelo seu dia, 8 de março.

Dar a luz

Uma parceria entre o coletivo Mediação de Saberes e o Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza resultou no projeto PerCursos Urbanos. A iniciativa realiza roteiros em ônibus urbanos, com o objetivo de apresentar e discutir os desafios e as possibilidades da urbe, articulando como mediadores, pessoas de saberes acadêmicos e de saberes populares. Neste sábado, 8, o PerCursos Urbanos será sobre “Dar à luz”. No encontro, os participantes poderão conversar sobre parto respeitoso, abordando suas vantagens para as mães e para os bebês, sobre a dor e os mitos que muitas vezes impedem as mulheres de vivenciarem esta experiência. Com mediação de Kelly Brasil, doula, instrutora de yoga para gestantes e terapeuta holística, o encontro discutirá também sobre o trabalho da Doula e sua importância, assim como sobre o papel da medicina hospitalar no contexto do parto respeitoso.


Na ocasião, o projeto vai receber também doações para uma mãe que está prestes a dar a luz e enfrenta dificuldades financeiras. A futura mamãe precisa de fraldas descartáveis, pomada para assaduras, itens de higiene para a bebê, alimentos. A saída está marcada para às 15h do CCBNB – Rua Conde D’eu, 560, Centro, antigo Mercado Central/ Centro de Referencia do Professor.


Os interessados devem preencher ficha de inscrição neste link.


Ato público


Na Praça do Ferreira, o Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com o Movimento Março Lilás (MMLi), participará, neste sábado (8), às 8h, de um ato público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O ato será uma das atividades de uma programação voltada para a conscientização do papel social desempenhado pela mulher. 


 


Além dessa atividade, a programação seguirá com o “Café com Justiça”, na Secretaria de Justiça e Cidadania, no dia 12 de março, às 8h; a participação, nos dias 14 a 20 de março, na reunião ordinária do CNS – demandas da saúde e apresentação do MMLi como tecnologia social na SPM e outros, em Brasília; uma visita ao Hospital da Mulher, no dia 24 de março; o 1º Lobby Day Lilás – dia “D”, no dia 25 de março; na Assembleia Legislativa; e o 1º Lobby Day Lilás – dia “D”, no dia 27 de março, na Câmara dos Deputados.


 


Ações especiais


Nos dias 7, 8 e 9 de março o Shopping Parangaba vai promover uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Em parceria com a Cia dos Cosméticos, o Shopping preparou o Espaço da Beleza, ambiente voltado para o bem estar das mulheres. No Espaço, serão oferecidos serviços de beleza, como escovas, maquiagem e esmaltação, além de informações e orientações sobre o câncer de mama. O espaço funcionará gratuitamente.


 


O North Shopping Jóquei também está preparando uma programação especial. No dia 8 de março, haverá massagem, workshops, distribuição de brindes e outras surpresas. A programação terá inicio às 11h da manhã e segue ao longo do dia. A partir das 14h, funcionará o Espaço Zen, com massagens e drinks.


 


O Shopping Benfica começa sua programação especial às 10h e segue até as 20h de sábado. Entre as ações gratuitas oferecidas, haverá consultoria de moda, aferição de pressão, teste de glicemia, cuidados com a visão, oficina de maquiagem, dicas sobre tratamentos faciais e corporais e outras dicas de saúde.


1º Ladies SUP Day

No dia 8 de março acontecerá, no Pono Point, o 1º Ladies SUP Day, evento concebido para homenagear todas as mulheres e em especial as SUPer Mulheres, isto é, praticantes de Stand Up Paddle. O evento consistirá em um passeio em três categorias: Feminino, Masculino e Infantil e promete reunir as famílias para celebrar a vida delas que carregam consigo a mágica da concepção.


Na programação do evento, entre outras atividades estão previstas um Aulão de Yoga e Sup Yoga, distribuição de brindes e Iniciação ao SUP, onde aquelas pessoas (homens, mulheres e crianças) que ainda não tiveram a oportunidade de praticar o esporte que mais cresce no mundo, poderão experimentar a incrível sensação de deslizar nas águas calmas do Rio Pacoti sobre uma prancha. As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas com antecedência no Konibaa Temakeria, localizado na Rua Júlio Abreu, nº 160. As vagas são limitadas.


Palestra na Defensoria Pública

A Defensoria Pública Geral do Estado realiza no dia 10 de março, às 9h, no auditório da sede administrativa da DPGE, localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1111, bairro Luciano Cavalcante, a palestra “Natureza Jurídica das Medidas Protetivas”, que será proferida pela juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso Amine Haddad Campos. Na ocasião, serão debatidas as medidas protetivas como instrumento à Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher. O público-alvo são todos os defensores públicos e operadores do Direito.


Autoestima para mulheres com câncer de mama

No dia 13 de março, das 9h às 12h, as pacientes assistidas pela Associação dos Amigos do Crio (ASSOCRIO), dentre elas as integrantes do Grupo de Apoio Amigas do Peito e hóspedes da Casa de Apoio ficarão mais bonitas e com um novo visual. Haverá o “Dia da Beleza” com direito a maquiagem, cabelo e uma sessão de fotografias com o objetivo de promover um momento de alegria e elevar a autoestima das mulheres que fazem tratamento contra o câncer. Essas fotos serão expostas em um banner para ser apresentado na festa de comemoração aos dez anos da Associação.

 

O tratamento oncológico deixam alguns pacientes mais debilitados e outros encaram com maior avidez. A receita para minimizar os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer é encarar com força e coragem, por essa razão a Assocrio tem o interesse de reunir essas mulheres para o “Dia da Beleza”, levando muitos benefícios à vida de cada uma, bem como, um momento divertido, um novo visual, uma pele mais jovem, além da autoestima elevada e até mesmo a socialização. Será disponibilizada uma sala com mesas, cadeiras e produtos de qualidade, além de um ambiente climatizado para que elas se sintam mais confortáveis e descontraídas para a realização das fotos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here