Muitas crianças talvez estejam ansiosas pelo próximo dia 12 com a garantia do presente a ser recebido. Outros esperam se nas ruas onde vivem ou nos semáforos onde trabalham alguém lhes entregará alguma lembrança. Frases como “me dá um presente”, “o que vou ganhar no dia das crianças?” passam a ser comuns. Vale então nos perguntarmos: Como e o que comemoramos no dia das crianças? O que respondemos aos pedidos? O que fazemos, nos outros dias do ano? E os adolescentes, são lembrados neste dia?

   

Todos os dias são das crianças (e adolescentes). É certo. Mas temos uma data específica e, por isso, vamos nos valer dela para focarmos em seu significado. Para isto, são atuais as palavras da filósofa Hanna Arendt (1906-1975) quando ela, ao refletir sobre a educação, escreveu: A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele, e ainda a educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos.




Qual, portanto, o presente a ser dado às crianças e adolescentes? O incansável compromisso de assumirmos a responsabilidade por nosso mundo e por eles que, em condição peculiar de desenvolvimento (conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente), nos exigem o apoio para construírem valores que lhes dêem subsídios para relações éticas, em um contexto seguro de prática de diálogo e limites para construírem a responsabilidade por seus atos. A garantia de sua dignidade, respeitados em seu processo biopsicossocial, valorizados em suas opiniões e participação. Nossa postura firme e cuidadosa ao quererem experienciar suas curiosidades e sentimentos (o que os torna muitas vezes vulneráveis as mais diversas situações de risco). A nossa ajuda para compreender e lidar com os desafios do convívio social e de assumir compromissos de ser cidadão. Uma família em condição de exercer seu papel educativo.


De fato este presente é ainda uma promessa para muitas crianças e adolescentes. Mas tenho constatado que estamos construindo um novo caminho. Há muitos adultos cuidando deste mundo e das crianças e adolescentes, seus filhos e de outros. A estes, parabéns pelo dia das crianças!


* Artigo enviado pela Ong Terre des hommes Lausanne no Brasil


Lastênia Soares, é psicóloga, psicopedagoga, mestre em educação e coordenadora psicopedagógica da Ong Terre des hommes Lausanne no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here