Aquas (Imagem: Luiz Alves)

 

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, 8 de março, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) iniciará um novo ciclo programático: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”. Ao longo das primeiras três semanas de março, a partir desta quinta-feira (4), serão realizadas exibições virtuais de trabalhos com artistas e pesquisadoras atuantes no Ceará, nos canais de comunicação do Dragão do Mar, com horários diversos. A programação completa pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

“A programação foi cuidadosamente elaborada para amplificar relatos, reflexões e estudos sobre lutas, territórios, políticas do corpo, elaborações estéticas e poéticas de mulheres que integram movimentos e discussões importantes na atualidade”, afirma Natasha Faria, superintendente do Centro Dragão do Mar.

Apresentações Artísticas

Entre 4 e 9 de março, serão exibidas nas redes sociais do Dragão do Mar (Instagram e YouTube) apresentações artísticas individuais e coletivas de artistas mulheres da música, do circo, do teatro, da dança e das artes visuais. Abrindo o ciclo programático com uma homenagem à expressiva contribuição de musicistas e cantoras na cena jazz e instrumental no Ceará, na quinta-feira (4), a partir das 19h, no YouTube do Dragão (youtube.com.br/dragaodomarcentro), o grupo Aquas apresenta o show “Aquas: um mergulho no som de Joyce e Donato”, gravado em fevereiro, no Teatro Dragão do Mar, sem público e com preservação dos protocolos de biossegurança.

Movidas pela paixão em comum pela mistura entre música brasileira e o jazz, o quarteto formado por Luiza Nobel, Lu Basile, Mirele Alencar e Ayla Lemos toca parte do repertório do disco “Aquarius”, lançado em 2012 por Joyce e João Donato, além de outros clássicos dos compositores.

No sábado (6), também às 19h, no Youtube, o Coletivo Desvie, quinteto integrado por mulheres cis e trans, estreia com o espetáculo circense “Carne sólida: Levantes para sustentar o peso do céu”. Fundamentadas nas relações entre o corpo e as modalidades de acrobacias aéreas na linguagem circense e as suas conexões com a arte contemporânea, o grupo apresenta uma abordagem do corpo feminino e da mulher dentro desse não-lugar na linguagem do circo.

No domingo (7), também no YouTube, o Coletivo Arremate de Teatro traz “Entre Nós: em casa”, adaptação virtual do espetáculo “Entre Nós: buzinas, chicotes e ácidos”, que lança luz sobre questões que têm permeado o cotidiano de mulheres, especialmente durante esse período de isolamento social. Na peça, cinco personagens abordam questões como cuidados estéticos, tarefas domésticas, relacionamentos, saúde mental e violência.

Em um solo autoral, a intérprete-criadora Janaína Bento, traz “Toada”, na terça-feira (9), a partir das 19h, no Instagram do Dragão do Mar (@dragadomar), uma citação em dança, uma performance de dança-movimento, como um rumor de outras danças já dançadas, mas que vai se diferenciando a cada repetição. Em seguida, às 19h15, no YouTube do Dragão, Maria Macêdo estreia “Via, 2018”, videoarte que metaforiza o corpo/casa em constante processo de refazimento, reproduzindo como a matéria se comporta a partir de vivências distintas e cotidianas.

Pensamento

Entre 8 e 19 de março, também será exibida no canal do Dragão no YouTube uma série de partilhas de saberes e experiências de artistas, ativistas e pesquisadoras que versam sobre questões contemporâneas em torno da criação, da produção de pensamento e da mobilização política de mulheres.

Compondo lugares de fala que atravessam temáticas diversas, mas que trazem como base comum uma perspectiva decolonial e de gênero. Gravadas, em plataforma virtual, as falas estreiam sempre às 19h, no YouTube do Dragão do Mar, e contarão com a mediação da artista, produtora cultural, professora e pesquisadora Tatiana Valente. Abrindo as interlocuções, a artista e ativista Ana Aline Furtado falará, na próxima segunda-feira (8), sobre “Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado”.

No dia 10, a antropóloga indígena e realizadora audiovisual Rute Anacé discorre sobre “Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé”. A temática indígena será dialogada também no dia 15, quando a cacique e diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé Juliana Jenipapo debaterá sobre “Mulheres Indígenas na Luta pelo Território”.

No dia 12 de março, a educadora e artista visual Marília Oliveira discute “O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós”.

Quem encerra a série de falas, no dia 19 de março, será a dramaturga, escritora, pesquisadora de gênero e ativista transfeminista Helena Vieira, quando falará sobre “Feminismos e Dissidência”.

Crítica

Três das convidadas para lançar narrativas farão nova participação, desta vez comentando obras artísticas de outras criadoras que são objeto de suas pesquisas, autoras de conceitos por elas estudados ou referência para os seus trabalhos. As conversas serão exibidas sempre às 18h, no YouTube do Dragão. No dia 16, Ana Aline Furtado apresenta “A importância da chuva”, uma conversa com o trabalho da artista visual, rádio host, curadora, fotógrafa, escritora e editora Ana Lira. No dia 17, Helena Vieira destacará “A crítica feminista à categoria ´mulher´”. Já no dia 18, Marília Oliveira faz uma análise sobre “A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidades de leitura de seu trabalho”.

Partilha de Processos

Compõe ainda o ciclo “Mulheres em CriAção – arte e pensamento” um conjunto de partilhas de processos artísticos que será exibido sempre às 17h no YouTube do Dragão. Na série, cinco artistas visuais comentam suas obras, previamente lançadas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

No dia 15, a artista soupixo comentará a obra “Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020”. No dia 16, Paloma Pajarito apresentará seu trabalho “Raiz Forte”. No dia 17, Jamille Queiroz compartilhará o processo criativo de “Máscara de Proteção”. Abrindo seu “Infinito Particular”, SU (nome artístico de Suellen Rodrigues) será a convidada do dia 18. Encerrando o ciclo programático em homenagem às mulheres, no dia 19, Marissa Noana e Dhiovana Barroso, Terroristas del Amor, dividem com o público a experiência com “Movimentos sobre estratégias de vida”.

Maria Macedo (Imagem: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

Apresentações Artísticas

Sempre a partir das 19h, nas redes sociais do Dragão

Dia 4 – Aquas apresenta “Aquas: um mergulho no som de Joyce e Donato”. No YouTube do Dragão. 35min27. Livre

Dia 6 – Coletivo Desvie apresenta “Carne Sólida: Levantes para sustentar o peso do céu”. No YouTube do Dragão.16min25. Livre

Dia 7 – Coletivo Arremate de Teatro apresenta “Entre nós: em casa”. No YouTube do Dragão.32min. Livre

Dia 9 – 19h – Janaína Bento apresenta o espetáculo de dança “Toada”.

No Instagram do Dragão. 4min02. Livre

19h15 – Maria Macêdo apresenta o videoarte “Via, 2018”. No YouTube do Dragão. 4min16. 14 anos

 

Pensamento

Sempre às 19h, no YouTube do Dragão

Dia 8 – “Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado” por Ana Aline Furtado.

Dia 10 – “Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé” por Rute Anacé

Dia 12 – “O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós” por Marília Oliveira

Dia 15 – “Mulheres Indígenas na Luta pelo Território” por Juliana Jenipapo

Dia 19 – “Feminismos e Dissidência” por Helena Vieira

 

Crítica

Sempre às 18h, no YouTube do Dragão

Dia 16 – “A importância da chuva”, por Ana Aline Furtado.

Dia 17 –  “A crítica feminista à categoria ´mulher´”, por Helena Vieira

Dia 18 –  “A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidade de leitura de seu trabalho”, por Marília Oliveira.

 

Partilha de processos 

Sempre às 17h, no YouTube do Dragão

Dia 15 – “Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020”, com soupixo

Dia 16 – “Raiz Forte”, por Paloma Pajarito

Dia 17 – “Máscara de Proteção”, com Jamille Queiroz

Dia 18 – “Infinito Particular”, com SU

Dia 19 – “Movimentos sobre estratégias de vida”, com Terroristas del Amor

Serviço: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”

Período: De 04 a 19 de março de 2021

Horário: A partir das 17h

Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)

Acesso gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here