Meu pai, Francisco Clodomir, sempre me disse: “O homem é a soma de suas convivências. Após lermos um livro ou nos emocionarmos com um filme, por exemplo, já não somos mais a mesma pessoa”.  Sábias palavras. Isso é a mais pura verdade. Sempre gostei de ir ao cinema e  confesso que ali, naquele escurinho, já renasci várias vezes em uma mesma vida!


“Doonby- Todos têm o direito de ser alguém” é uma dessas obras primas  que nos tocam fundo n’alma e nos fazem sair leves e renovados da sala de projeção.


Uma combinação perfeita de romance e suspense policial, mas com uma poderosa  mensagem de Paz que vai direto ao coração de cada espectador, especialmente em tempos difíceis pelos quais passa a humanidade.


O engraçado é que o filme tem uma percepção diferente para cada um. Tem a capacidade de se  comunicar individualmente e de acordo com a evolução espiritual de cada pessoa. Talvez, por isso, as impressões  do público são as mais variadas possíveis e não é incomum,  após a exibição,  encontrar  por alguns minutos  homens e mulheres completamente estáticos e reflexivos sobre a benção  que é cada relação  de amor ou de amizade que construímos aqui na Terra com cada Ser.


Não por acaso que Doonby  tenha sido  uma dos poucas produções cinematográficas  no mundo a conseguir a proeza de ser recomendado  pelo Vaticano.


Outro ponto alto do filme é a seleção exclusiva de músicas, cantadas pelo próprios atores, já que uma parte da história se passa em uma casa noturna que fica em uma pequena cidade do interior do Texas. Detalhe; a cidade é real. Chama-se Smithville e, de fato,  coisas estranhas e pitorescas aconteceram  durante as gravações por lá…


Aliás, o filme conseguiu juntar renomados artistas em seu elenco, como Jonh Schneiden, Ernie Hudson, Joe Estevez e Jenniffer O´Neill. Esta última nasceu “por acaso” no Brasil e já ganhou até Oscar  por sua atuação no filme  “Verão de 42” (Summer of 42).


Quando assisti a este longa, nos Estados Unidos, antes mesmo de sua estréia na Europa, fui correndo procurar  os responsáveis  pois, intuitivamente, sabia que Doonby encontraria um terreno fértil no imaginário dos brasileiros.


Me reuni com um senhor inglês muito distinto e educado.  O nome dele é  Peter Mackensie, nada menos que o produtor e diretor do filme. Ele é um idealista nato, que passou 35 anos para realizar “o sonho de Doonky” . Sim! Mais de três décadas, desde a inspiração da idéia  até a exibição na telona.  Peter, que também é premiadíssimo  internacionalmente por sua carreira na área de propaganda (fez mais de 300 comerciais para a televisão),  não “contou pipoca” e aceitou de pronto o convite  para vir ao Brasil promover o filme, que estreiou aqui no  dia 16/06. Ele já está encantado com o país, sobretudo, com a Espiritualidade de nosso povo e tem convidado, com ênfase e entusiasmo, a todos para uma inesquecível e luminosa jornada, através da sétima arte.


Doonby tem realmente algo de muito especial  e é, ao meu ver,  um verdadeiro presente de Deus para o Brasil.


Luís Eduardo Girão (legirao@hotmail.com) é  diretor da produtora Estação Luz Filmes, que está estreando, através de Doonby, como distribuidora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here