O brasileiro sempre leu pouco. E com a televisão, e agora também com os bares, lemos muito menos, especialmente em tempos de exaltado pragmatismo. Os fins de semana e os feriados reservamos às bebidas e às comidas, não sobrando tempo para a leitura.

Diferentes são os europeus, que sempre lêem, em trens, em bibliotecas ou em parques. É comum numa cidade européia o número de leitores de jornais ser quase igual ao de habitantes. Isso nos ajuda a compreender nossas diferenças. Quem lê pouco, pensa pouco, e quem pensa pouco não desenvolve o intelecto e o senso crítico, tendo dificuldade de compreender a realidade. O desenvolvimento do cérebro foi fator decisivo para nossa evolução e sobrevivência. E hoje, quando não o nutrimos, somos estimulados a retornar aos tempos primitivos.

Impérios ruíram por desprezo às atividades intelectuais. Ao dominarem os gregos, os romanos fecharam suas escolas de ciências e de filosofia, e não criaram outras, deixando o povo analfabeto.. Resultado: não desenvolveram a indústria, e só prosperaram na agricultura enquanto tiveram muitos escravos. Não amantes do saber, destruíram civilizações avançadas, como a helenística, e ainda lançaram a Europa nas trevas, durante toda a Idade Média. Quem não gosta de leitura acaba gostando de circo e de guerra, como os romanos, que prefeririam o Coliseu (local de espetáculos primitivos e brutais) aos teatros gregos.

Ler é combater a violência, donde ser indispensável para todos, especialmente para as crianças, adolescentes e jovens. Ler é bom também para a saúde, da mente e do corpo, retarda o envelhecimento e afasta a alienação e as drogas. A leitura liberta e melhora a qualidade de vida pessoal e coletiva, refina os gostos e os costumes e ajuda a criar a cultura da paz. Por tudo isso, precisamos ler mais. Que a realização da VIII Bienal Internacional do Livro nos fortaleça o hábito de mais leitura.

* Artigo publicado no Jornal O Povo, em 21 de novembro de 2008, e reproduzido neste site com autorização do autor.

João Bosco Nogueira
– professor da Universidade Estadual do Ceará
bosco54321@yahoo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here