O Dia do Yoga – 21 de junho – se converterá, sem dúvida em uma pedra angular na história da humanidade, especialmente se ressalta como o dia da Unidade. Yoga é unidade entre mente e corpo, entre o indivíduo e a sociedade, entre todas as sociedades, entre todas as nações e entre todos os valores individuais da cultura, tradição, sistemas de crenças e diferenças de raças.


 


O Yoga une todos valores que estão aparentemente opostos ou que parecem ser conflitivos. A dinâmica da criação e evolução requerem que algumas coisas se movam para cima, outras para baixo. Alguns aspectos da natureza são secos, outros são úmidos, alguns frios, outros quentes. Quando estão em equilíbrio estes diferentes aspectos criam os passos de transformação e evolução. Yoga é esse aspecto da Lei Natural, esse aspecto do Veda que garante que toda a diversidade está progredindo na base da Unidade suprema.


 


Como tem sido trazido à luz por Maharishi Mahesh Yogi (fundador da Meditação Transcendental), o Yoga não somente é um dos 40 aspectos da Ciência Védica, que como todos os demais aspectos, faz uma profunda contribuição do conhecimento, e que também tem um aspecto prático que  permite a cada indivíduo experimentar diretamente e viver a unidade suprema dentro da diversidade.


 


Yoga Asana ajuda a balancear a fisiologia e fortalecer o corpo, promovendo assim um corpo saudável para uma mente saudável e para melhorar a coordenação mente-corpo. Isto é a unidade entre mente e corpo.


 


As tecnologias do Yoga na tradição Védica, particularmente como tem sido trazidas à luz por Maharishi Mahesh Yogi com a Meditação Transcendental, ao mesmo tempo que melhoram todos os aspectos da mente, do corpo, do comportamento e a sociedade, levam o indivíduo e a sociedade no campo da unidade total – no campo unificado de todas as Leis da Natureza. A ciência hoje em dia tem vislumbrado esse campo mostrando que na base de tudo que é material e físico está progressivamente estados mais unificados de electromagnetismo, da grande unificação e na última instância um só Campo Unificado. O Yoga em sua última tecnologia  permite a cada indivíduo transcender todas as diferenças, e alcançar e experimentar diretamente esse campo como seu próprio Ser. É nesta grande base que todas as diferenças se convertem em uma alegria para a criação e nunca são uma causa de conflito.


 


O Yoga é, portanto, para todos. É ciência e tecnologia da saúde, equilíbrio, paz e suprema unidade na diversidade. É por isto que o Dia do Yoga pode ser celebrado por todos os povos e tradições de todo o mundo. Yoga é uma ciência e tecnologia de viver bem dentro de si mesmo e com todos os outros, sem importar que  diferenças podem ter um do outro no nível superficial da existência. Jai Guru Dev 


 


* Maharaja Adhiraj Raja Raam (Tony Nade) é  neurocientista, pesquisador e líder do movimento de Meditação Transcendental.


 


Artigo enviado pelo Prof. Gregory Sun Kow, credenciado pela Sociedade Internacional de Meditação (SIM), atuando em Fortaleza. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here