No próximo sábado (19), o Cineteatro São Luiz será o palco do Dia da Arte. Promovido em todo o Brasil, pela Organização Internacional Nova Acrópole, o evento gratuito terá como tema geral “A Arte e a Harmonia da Vida”. O evento prestará uma homenagem aos 260 anos de Mozart. A programação, que vai das 16 às 21 horas, contará com exposição, audição comentada ao vivo, palestra e recital.


A data é comemorada anualmente pela escola de filosofia Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo país. O objetivo é relembrar a importância da arte como ponte entre o homem e os mistérios. Nas palavras do fundador de Nova Acrópole, o filósofo argentino Jorge Angel Livraga, “a arte é a execução sensível das intuições estéticas”. Um dos primeiros princípios da natureza, a verdadeira arte tem como função social purificar e enaltecer a humanidade através da beleza.


A palestra magna, às 19 horas, abordará o tema “A Arte e a Harmonia da Vida” e será ministrada pela diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar. “Se temos um referencial de beleza e harmonia, podemos ter uma vida muito melhor. A boa arte pode nos ajudar a ultrapassar a barreira do óbvio para algo mais amplo, nos fornecendo parâmetros para obter uma visão harmônica da vida”, explica.

Audição

O Dia da Arte também contará com uma audição musical comemorativa aos 260 anos de Mozart, às 17h30, conduzida pelo professor Leandro Botelho. A audição “Mozart: O Gênio” será executada ao vivo pela Orquestra de Base da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), regida pelos maestros Relmerson Lima e Willian Ciriaco, sob a direção de Alfredo Jacinto de Barros.

Exposição

O olhar apurado do artista plástico Dom Cabral apresenta a natureza com sua riqueza de detalhes. Com 16 pinturas em acrílico sobre tela, a exposição “Detalhes”, que permanecerá aberta à visitação no mezanino do Cineteatro São Luiz durante todo o evento, oferece um novo olhar para a beleza dos detalhes que ignoramos em nosso cotidiano, revelando as cores, as formas e as proporções que convivem em perfeita harmonia no micro e no macrocosmos.


A inspiração, segundo o artista e filósofo, veio da observação da natureza. “O universo é harmônico porque é inteligente, matemático e isso normalmente passa despercebido em nosso dia a dia. Existe uma proporção na natureza, áurea que faz sentido como um todo. Procurei manter essa harmonia, colocando a geometria e as  proporções áureas também nas telas”, afirma Dom Cabral.


Para Dom Cabral, a arte nos agrada quando tem harmonia o que não quer dizer necessariamente simetria. “É um conjunto de proporções que juntas se harmonizam em nossa visão e isso nos eleva. Começamos a perceber a beleza”. E é justamente esse, o maior desafio para o artista “sempre buscar ver na natureza essa harmonia e transmitir para a tela”.

Encerramento

O evento será encerrado com o recital “Mozart: as mais belas árias”, com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya. Acompanhada pela pianista Astrid Carolina Arredondo Dillems (Teatro Municipal de Santiago) e com a participação do barítono Diego Alvarez (Music Institute UC), Graciela Araya traz no repertório algumas das principais árias de Mozart.


Com carreira na ópera internacional desde o início de 1980, Graciela Araya possui um repertório extenso, tendo interpretado o papel-título em Carmen mais de 400 vezes. Como artista convidada, Araya tem performances apresentadas em grande teatros e casa de consertos como Royal Opera, London, The Opera National de Paris, La Monnaie, The Vlaamse Opera, Nedirlandse Opera, La Fennice, Teatro del’Opera di Roma, Teatro Ergio Turen, The Metropoliten Opera, Los Angeles Opera, Seatle Opera, The New National Theater Tokio.

Serviço

Dia da Arte

Data: 19 de março

Horário: A partir das 16 horas

Local: Cineteatro São Luiz

Programação

16 horas – Abertura

Exposição “Detalhes” – com o artista plástico Dom Cabral


17h30 – Audição comentada, ao vivo

Mozarte. O Gênio – com apresentação de Orquestra Sinfônica


19 horas – Palestra Magna

A Arte e a Harmonia da Vida


20 horas – Recital

Mozart: as mais belas árias – com a mezzo-soprano Graciela Araya


Com informações da Nova Acrópole Fortaleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here