Dia 09 de novembro de 2018 acontecerá na Casa José de Alencar, durante o projeto “Histórias e Quintais”, o lançamento do livro “Memória das Flores- narrativa de mulheres que fiam a vida bordando”, coletânea de vivências do grupo de mães existente no Projeto Criança Feliz, instituição que atende 1.932 crianças, adolescente e jovens, dos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade, situados na zona oeste de Fortaleza.

O livro todo feito à mão resulta dos encontros que aconteciam quinzenalmente, onde as mães utilizavam-se do bordado e outros fazeres, para trocarem experiências e dificuldades vivenciadas na comunidade, encontrando assim, respostas ou possíveis soluções para as dificuldades comuns. O projeto do livro “Memória das Flores” foi contemplado pelo edital das artes da SECULTFOR, e organizado pela educadora Isabel Cristina Cardoso. Todos os textos foram mantidos em linguagem original, sem qualquer intervenção gramatical e editorial.

O grupo de mães é uma das atividades da instituição, e tem como objetivo fortalecer vínculos e laços comunitários a partir das relações estabelecidas e dos aprendizados.

“Projeto Histórias e Quintais”

O “Projeto Histórias e Quintais” acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, com o objetivo de estreitar laços de convivência comunitária; proporcionar a troca de saberes e vivências vinculadas às histórias de vida, às memórias dos moradores, aos causos e contos do lugar. Proporcionando o fortalecimento da identidade cultural através dos relatos, do resgate, das lembranças, estabelecendo ligações entre passado e presente, buscando recuperar a memória da comunidade através dos relatos individuais e coletivos. Trazendo às novas gerações um conhecimento sobre a memória social a qual pertencem, estabelecendo vínculos afetivos e despertando-os para o sentimento de coletividade. Esses encontros buscam identificar manifestações e atores culturais; possibilitar por meio da música, da contação de histórias, da poesia, da dança espontânea, uma visão mais ampla do trabalho artístico que é realizado dentro do projeto. Além de proporcionar uma maior aproximação do Projeto Criança Feliz com as famílias, estreitando os laços de convivência e estimulando os mesmos a uma participação mais ativa nas ações sociais promovidas dentro dessas comunidades.

A importância do Projeto “Histórias e Quintais” ultrapassou as fronteiras da comunidade e fez se chegar ao Percursos Urbanos, atividade desenvolvida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. Em novembro de 2012, os participantes saíram do CCBNB em direção às comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade tendo como caminho as ruas desses bairros, até chegar aos quintais, onde os participantes puderam ouvir narrativas e compartilhar momentos de afeto, gentileza, sossego e aconchego.

Sobre a Instituição

O Projeto Criança Feliz, organização de natureza filantrópica foi fundado em 10 de junho de 1986. A instituição desenvolve em parceria com o ChildFund Brasil, quatro projetos : “Arte em toda parte- Caminhos para inclusão social”, por meio de oficinas de artes plásticas, balé, violão, flauta e coral. Também são ofertados apoio pedagógico, programa de formação de leitores e inclusão digital. Projeto “ITINERARTE”, onde uma vez por mês, são realizadas atividades lúdicas com alunos e equipes pedagógicas, nas escolas das comunidades. O “Projeto Histórias e Quintais”, que acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, e o “Projeto Pé na Rua”, cortejo realizado pelas ruas do bairro convidando a população para participar de atividades artísticas, culturais e recreativas.

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano através da arte-educação, como meio de transformação e formação de valores, o Projeto Criança Feliz desenvolve várias atividades, objetivando envolver a comunidade pela busca da cultura de paz. Por essas ações recebeu importantes prêmios como “Pontinho de Cultura”; “ Pontos de Leitura”; “Prêmio de Literatura”, na categoria Ação Cultural; todos oferecidos pela SECULTFOR. Outra premiação importante foi o “Pontinho de Cultura do Estado do Ceará”, da SECULT- CE. Além da produção e lançamento do CD Sonho Feliz de Viver; a instituição realizou os espetáculos “José e outras histórias” em 2008; e “João de Arribação” entre os anos de 2009 e 2010, ambos apoiados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará. (STDS).

As crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Criança Feliz são assistidos com recursos do ChildFund Brasil, organização de desenvolvimento social, que atua no país desde 1966. Por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais, mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania. A instituição conta com outros parceiros como o Serviço Social do Comércio (SESC); no Programa Mesa Brasil, e o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) com qualificação profissional e natal solidário.

O Projeto Criança Feliz também participa – com outras bibliotecas comunitárias – da Rede de Leitura Jangada Literária através do programa “Prazer em ler”.

Serviço

Lançamento do livro “Memória das Flores”
Dia 09 de novembro de 2018
Horário: 15hs
Local: Casa José de Alencar
Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar, Fortaleza – CE, 60830-641.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here