Ao reconhecer mais um milagre de Madre Teresa de Calcutá (1910 – 1997), Papa Francisco aprovou sua canonização, em dezembro de 2015. A cerimônica acontecerá em 4 de setembro de 2016, no âmbito do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Para especialistas em fé e cultura, a canonização da religiosa reflete o exemplo de Igreja desejado pelo Papa.


Na análise de Geovane Saraiva, pároco da Igreja de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência  Sacerdotal, “Deus, no seu mistério de amor, escolheu Madre Teresa de Calcutá para a vida religiosa, vivendo-a rigorosamente em toda a sua plenitude, nos incontáveis gestos de caridade para com os pobres mais pobres”.


Em entrevista para a Agência da Boa Notícia (ABN), o padre explica que “a canonização da Madre é causa de grande alegria e júbilo para o mundo cristão, por se tratar de uma figura humana totalmente identificada e configurada com o Filho de Deus, que se fez pobre e obediente, até à morte e morte de cruz”.

ENTREVISTA
(Agência da Boa Notícia) – Para os cristãos, o que significa o reconhecimento de Madre Teresa como santa?

(Padre Geovane Saraiva) –
Deus, no seu mistério de amor, escolheu Madre Teresa de Calcutá, mulher de origem albanesa, para a vida religiosa, vivendo-a rigorosamente em toda a sua plenitude, nos incontáveis gestos de caridade para com os pobres mais pobres. A canonização de Madre é causa de grande alegria e júbilo para o mundo cristão, por se tratar de uma figura humana totalmente identificada e configurada com o Filho de Deus, que se fez pobre e obediente, até à morte e morte de cruz. Quando ela afirma: “É fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”, ensina-nos o verdadeiro amor.

 
(A.B.N) – A canonização de Madre Teresa representaria o exemplo de Igreja esperada pelo Papa Francisco?

De acordo com as regras da Igreja Católica, uma pessoa precisa ter dois milagres, oficialmente reconhecidos, para se tornar santa. O grande homem de Deus, Dom Helder Câmara, dizia que “tinha pena dos empobrecidos, dos sem-abrigo, e mais pena ainda sentia dos instalados e enraizados, como se este mundo fosse morada permanente”, e isso nos ajuda a nos voltarmos para a Madre Teresa. Só é possível compreender sua canonização como sendo um salutar acontecimento, contemplando a bondade de Deus nessa grande mulher, totalmente despojada, colocando-se diante de Deus como uma humilde e pobre servidora. E ela dizia: “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas, sem ela, o oceano será menor”.

 
(A.B.N) – Qual é a importância da canonização da religiosa para o mundo?

O Papa Francisco canonizará Madre Teresa de Calcutá no dia 4 de setembro, por ocasião do 19º aniversário de sua morte. Como é edificante o gesto do Santo Padre, de declarar com todas as letras a santidade  da fundadora das Missionárias da Caridade! Para o povo brasileiro tem importância ainda maior, porque o segundo milagre aconteceu entre nós, levando o Sumo Pontífice a assinar o decreto de sua canonização, no reconhecimento do segundo milagre, pela cura inexplicável de um engenheiro brasileiro, de 42 anos, que teria entrado em coma por causa de um tumor espalhado pelo cérebro, e sua mulher recebeu uma medalhinha de Madre Teresa, e, rezando a Deus, valeu-se da bem-aventurada. Segundo os médicos que estavam na sala operatória, antes da cirurgia, o homem teria se levantado sem a doença. Deus será mais amado, louvado e glorificado por Santa Teresa de Calcutá, ao afirmar: “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here