No Dia do Amigo, comemorado nesta segunda-feira (20 de julho), o Centro de Valorização da Vida (CVV) vai promover uma campanha no Facebook (https://www.facebook.com/cvv141) para que as pessoas compartilhem fotos e mensagens sobre amizade. Qualquer um pode participar enviando em mensagem privada ou para o e-mail cvv141@cvv.org.br o seu recado ou foto até este dia 20 e acompanhar a página do CVV durante todo o dia. Em todo o Brasil, os 70 postos de atendimento do CVV participam da campanha de incentivo à amizade.


 


Em nível nacional, o CVV oferece apoio emocional de forma sigilosa a pessoas que se sentem solitárias, angustiadas ou simplesmente querendo uma conversa amiga.  Pelo que a instituição observa nos mais de 50 anos de atividade prestada por voluntários, “é mais difícil falar de todos os assuntos com o mesmo amigo do que segmentá-los por especialidades. O mais comum é conseguirmos nos abrir com amigos diferentes sobre assuntos diferentes. Criamos, sem querer, ‘amigos especialistas’ em família, profissão, vida amorosa, dúvidas existenciais e tantos outros temas quanto sejam importantes para nós”, informa no material da campanha.


 


Para Carlos Correia, voluntário do CVV, essa especialização das amizades não é boa ou ruim. “O importante é a pessoa conseguir se abrir sobre os assuntos que possam criar algum incômodo que sinta necessidade de compartilhar com alguém. Se para isso ela precisa contar com um amigo ou uma dúzia deles, não importa”, comenta.


 


Essa questão ajuda a explicar parcialmente o porquê de tanta gente ter amigos de verdade, mas às vezes se sentir tão solitária. A sensação de solidão pode se originar por uma série de questões ou simplesmente um único assunto que a pessoa não se sente confortável para tratar com ninguém. “É para essas situações que existe o CVV”, explica Carlos. “Somos uma alternativa para ajudar as pessoas a conversarem sobre qualquer assunto, sem preconceitos, acusações ou o medo de ver sua intimidade exposta publicamente.”


 


Saiba mais sobre o CVV


O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.


 


Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados, incluindo o Ceará, mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.  O CVV também está nas redes sociais. Acesse: www.facebook.com/cvv141


 


O CVV é associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.


 


Com informações da assessoria de imprensa nacional do CVV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here