Os projetos oferecem cursos à distância gratuitos e autoinstrucionais, que podem ser realizados de acordo com o cronograma dos interessados.  As formações do Escola Digital e do Trilhas contam com certificados emitidos pelo MEC


 



Foto: Reprodução / Internet


 


Além de recarregar as energias, as férias escolares também são o período ideal para que professores se atualizem e reforcem sua formação. Os projetos Trilhas, Comunidade de Aprendizagem e Escola Digital, apoiados pelo Instituto Natura, oferecem cursos à distância gratuitos e autoinstrucionais, que podem ser realizados de acordo com o cronograma dos interessados.  As formações do Escola Digital e do Trilhas contam com certificados emitidos pelo MEC.


 


“Os professores podem fazer o curso sozinhos ou em grupo, durante o período de planejamento para o próximo semestre”, conta a gerente de projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson. “Discutir o conteúdo com os colegas deixa a experiência ainda mais enriquecedora”, completa. 


 


Todos os EADs oferecidos pelo Instituto Natura podem ser iniciados a qualquer momento, não apenas durante as férias escolares. Apesar de voltados para professores, os cursos estão disponíveis para todos os interessados. 


 


Confira os cursos: 


Comunidade de Aprendizagem na Escola


Público: professores, familiares, equipe escolar, voluntários e membros de secretarias de educação. 


Objetivo: formação a partir de módulos mais gerais de introdução e explicação das bases de Comunidade de Aprendizagem e outros que propiciam ferramentas para a implementação da proposta. 


Estrutura do curso: o EAD está disponível em português e em espanhol. São oito módulos de quatro horas cada.


Certificação: ao final de cada módulo é emitido um certificado oferecido pelo Instituto Natura.


Escola Digital


Público: professores e gestores educacionais.


Objetivo: propiciar a reflexão sobre tecnologia e educação, bem como auxiliar professores a incorporar recursos digitais para a aprendizagem na sala de aula.


Estrutura do curso: o EAD possui dois cursos, um voltado para professores e outro para gestores educacionais. Os três primeiros módulos dos dois cursos são iguais, apenas o quarto módulo traz conteúdo específicos para cada um dos públicos. São quatro módulos, totalizando 40 horas. 


Certificação: certificado comum quando conclui os dois primeiros módulos (20 horas) e certificado reconhecido pelo MEC quando encerra todos os módulos (40 horas).


Trilhas


Público: professores que lecionam para Educação infantil (crianças de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ,2º e 3º anos).


Objetivo: formação de professores que atuam com alfabetização com as crianças. 


Estrutura do curso: neste ano o curso foi ampliado em mais 45 horas para abordar diferentes tipos de texto e possibilitar aprofundamento das competências do professor. Estão sendo lançadas atividades sobre textos informativos, leitura literária e leitura na aquisição da escrita. No total, são 85 horas de curso. 


Certificação: o Instituto Natura é o responsável pela emissão do primeiro certificado digital, emitido quando os participantes concluem as 15 horas iniciais e acumulam 660 pontos. Os certificados digitais seguintes, equivalentes a 40 e 45 horas, são assinados também pelo Instituto Natura e emitidos pelo Instituto Singularidades que é credenciado pelo MEC.


Imagens e vídeo para download: https://we.tl/2sPkTrVQ27


 


O Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org.br – é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.


 


com informações da assessoria de comunicação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here