Imagem: Arquivo/Divulgação
Considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo, a competição – idealizada pela CUFA – segue com inscrições abertas até 14 de fevereiro

 

As inscrições para a edição da Taça das Favelas 2022 estão abertas. Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda (07), até o dia 14 de fevereiro. Organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a competição é considerada o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo e visa promover a inclusão social de centenas de jovens através do esporte, influenciando positivamente a realidade dessas pessoas. O acesso para o formulário de inscrições poderá ser encontrado através do site oficial do torneio.

Para participar da competição, um dos principais critérios é que os atletas residam em favelas do Estado do Ceará e localizadas nas cidades próximas à Fortaleza, Crateús, Sobral e Juazeiro do Norte. A expectativa é que o torneio impacte diretamente 8 mil jovens e crianças e, indiretamente, entre 25 e 30 mil

Na categoria masculina, as equipes deverão ser compostas por jovens nascidos a partir de 2005. Já na categoria feminina, as equipes podem ser compostas por jovens com idade igual ou superior a 14 anos. Serão premiadas as três primeiras equipes colocadas, nas duas categorias. Ao todo, mais de 100 mil jovens já participaram da competição nas edições realizadas por várias cidades do País, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.

A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada em 2012 e, além da premiação, o torneio serve também para revelar talentos das comunidades. Em 2019, a competição foi realizada em Fortaleza. O Pantanal foi o campeão da categoria masculina e Maria Tomásia levantou a taça na categoria feminina. O evento contou com a participação de Dunga, capitão da Seleção Brasileira no tetracampeonato na Copa do Mundo, e de Edilson Capetinha, atacante do penta, em 2002.

Com o passar dos anos, a competição ganhou ainda mais destaque no cenário mundial, tendo sua importância reconhecida por grandes craques do futebol nacional como Zico, Júnior, Bebeto e Romário. No Ceará, a competição conta com o patrocínio do Governo do Estado, apoio da Prefeitura de Fortaleza, promoção da TV Verdes Mares e tem realização da Central Única das Favelas (CUFA).

Calendário do torneio

  • Crateús: 18/02/2022 – Congresso Técnico

Data dos Jogos: 19 e 20 de fevereiro.

  • Sobral: 25/02/2022 – Congresso Técnico

Data dos Jogos: 26 e 27 de fevereiro.

  • Juazeiro: 04/03/2022 – Congresso Técnico

Data dos Jogos: 05 e 06 de março.

  • Fortaleza: 09/03/2022 – Congresso Técnico

Data dos Jogos: 12 e 13/03/2022 – Areninha Campo do América.

  • Oitavas de finais: 19 e 20/03/2002 – Areninha Pantanal

  • Semifinais: 26 e 27/03/2022 – Areninha Pantanal

  • Grande Final: 02/04 – Areninha Conjunto Esperança.

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop, por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários. Desta forma, a CUFA promove a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA utilizou sua capilaridade para conectar a favela e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Com o programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, física e digital, e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto já atendeu a mais de 6 milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here