Foto: Reprodução / Facebook

O mar como espaço de diversão e inclusão. É com esse objetivo que surge o projeto TEA(MAR), iniciativa que visa proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social para pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Durante onze meses, um grupo de 40 autistas, na faixa etária a partir dos quatro anos de idade, terá aulas quinzenais gratuitas de stand-up paddle na praia do Mucuripe, em Fortaleza, acompanhados por instrutores do esporte aquático que faz sucesso e tem muitos praticantes no Ceará. As aulas têm início neste sábado, dia 23 de novembro, das 8 horas às 10 horas.

Para os autistas, as vivências com esportes em geral ajudam no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalham o desenvolvimento motor. “Tivemos aulas experimentais de stand-up paddle ao longo desse ano e notamos como as crianças e adolescentes gostavam do esporte e se davam bem com o fato de estarem no mar, em cima da prancha, e se divertiram bastante. Daí surgiu a ideia de pensarmos em uma forma de permitir essa experiência para um número maior de pessoas”, explica Renata Fernandes, diretora administrativa da Associação Fortaleza Azul (FAZ), entidade que reúne mais de 300 famílias de autistas.

Durante as aulas do projeto TEA(MAR), cada praticante terá acompanhamento de um instrutor educador físico para a condução e abordagens necessárias.

O projeto TEA(MAR) é fruto de uma parceria entre a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que reúne autistas e seus familiares, com a Ceará SUP Club, especializada no ensino e prática do stand up paddle, tendo sido aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, do Governo do Estado do Ceará, em edital da Secretaria do Esporte e Juventude, e contando com apoio da ENEL Ceará.

Sobre o Autismo

A rede CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, estima que a prevalência de autismo em crianças de oito anos, é de uma criança em cada 59. Estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas nessa condição no mundo e que, no Brasil, sejam aproximadamente dois milhões de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sobre o Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle Boarding, ou SUP, é um desporto aquático, uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água. A atividade tem raízes na Polinésia e foi desenvolvido no Havaí, no começo da década de 1960.

No início dos anos 2000, alguns surfistas havaianos como Dave Kalama, Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton começaram a praticar o Stand Up Paddle como uma forma alternativa de treino, quando o mar não estava em condições para a prática do surf, o que passou a ser copiado em vários países. No Brasil, o desporto chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio), que trouxeram equipamentos modernos e passaram a disseminar a prática. O interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, litoral São Paulo, no sul do país, em lagos em Brasília e mais recentemente de maneira muito forte em diversas praias do Nordeste, como foi o caso de Fortaleza.

Quem é a Fortaleza Azul

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a entidade conta com cerca de 300 famílias associadas.

Entre as ações realizadas ao longo dos anos estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas; encontros de familiares de pessoas com TEA para debates e acolhimento; palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de datas comemorativas e em parceria com grandes instituições em Fortaleza.

Para se associar à FAZ:

Inscrições pelo site: www.faz.org.br

FAZ nas redes sociais:

@fortalezaazul

Serviço

Projeto TEA(MAR)
Aulas quinzenais de stand up paddle para autistas (crianças, adolescentes e adultos)
Início das aulas: 23 de novembro (sábado)
Duração do projeto: onze meses (até setembro de 2020)
Local: Sede da Ceará SUP Club (Av. Beira Mar, 3958 – Mucuripe – Fortaleza (CE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here