A tecnologia e a automação de processos têm estado cada dia mais presentes no dia a dia das empresas e, na área da saúde não é diferente. Nos últimos anos, a Unimed Fortaleza intensificou ainda mais os investimentos em inovação e novas tecnologias, tanto para auxiliar e melhorar a experiência do cliente, quanto para tornar mais ágeis os processos dentro das unidades assistenciais da rede própria.
Uma das mais recentes iniciativas foi a implantação do correio pneumático em setores do Hospital Unimed, um sistema que permite transportar, de maneira rápida e segura materiais, medicamentos e amostras laboratoriais por meio de cápsulas que trafegam por linhas de tubos.
As obras de implantação do sistema iniciaram em outubro do ano passado e foram finalizadas em dezembro. Entre os dias 18 e 22 de janeiro, mais de 500 profissionais foram capacitados para o uso do equipamento e, no dia 25 de janeiro, iniciou-se a operacionalização do sistema, onde várias unidades assistenciais começaram a receber materiais e medicamentos por meio das cápsulas.
Através do correio pneumático é possível transportar, em poucos segundos, materiais do subsolo até o 8º andar do Hospital Unimed, entre setores como centro de distribuição, laboratório, farmácias, emergência, postos de enfermagens e UTIs. As cápsulas revestidas de policarbonato, suportam transportar materiais com até 04 quilos e são rastreadas via software pelos chips e antenas RFID (Identificação por Rádio Frequência), no qual é identificado automaticamente o destino, velocidade e prioridade de cada envio. A velocidade pode ser programada de acordo com o item a ser transportado, sendo possível o envio com velocidade mais lenta para materiais sensíveis como amostras laboratoriais e bolsas de sangue.
Benefícios do sistema
Além de tornar mais rápidos os envios e recebimentos de materiais dentro do hospital, o correio pneumático também traz mais segurança para os processos do HRU, além de permitir maior controle e organização no transporte dos produtos. Entre outros benefícios estão:
- Materiais chegam rapidamente ao seu destino, tendo como tempo médio de envio entre uma estação e outra: 50 segundos;
- Recebimento rápido e seguro das medicações, tornando mais eficiente o atendimento ao paciente;
- Medicamentos e exames não cruzam áreas de circulação;
- Menor exposição dos medicamentos e exames a agentes contamináveis;
- Redução do tráfego de mensageiros em áreas de circulação como corredores e elevadores;
- Controle e segurança no envio de materiais devido a rastreabilidade;
- Atendimento a solicitações de urgência em tempo hábil;
- Avaliação estatística de todos envios.