A pandemia da Covid-19 não apenas nos obrigou ao isolamento social, mas principalmente, fez com que a nossa rotina fosse mudada, fazendo com que nos adaptássemos às novas formas de trabalho, lazer e até aprendizado. Enfim, fez com que nos reinventássemos. Entre estes exemplos, o Instituto Chico Mota, que desenvolve trabalhos socioculturais para idosos em Fortaleza, também buscou novos caminhos para continuar suas atividades.

Entre estas atividades, está o Coral Cativar, formado por 20 participantes das oficinas de canto do Instituto Chico Mota. O grupo que até o início de 2020 vivenciou apresentações presenciais ao vivo em encontros de corais, em eventos do próprio Instituto Chico Mota, e demais eventos culturais em Fortaleza e em outros estados, agora vive uma nova experiência. Os ensaios e encontros acontecem virtualmente desde março deste ano.

“No começo foi bem difícil, pois nem todos os idosos tinha o conhecimento e habilidade para usar a plataforma, mas com várias tentativas e insistência tem dado certo. É tudo novo, a metodologia acaba se adaptando à nova realidade.  Compartilho na tela os áudios e letras.  E no grupo do WhatsApp mando mais material e a troca de áudios nos permite concluir os trabalhos de cada música aprendida. A aula remota trouxe algo novo, quando dou um exemplo de técnica vocal, ou algum exercício específico eu posso usar vídeos da Internet como exemplo e todos podem assistir ao mesmo tempo”, explica Rodrigo da Costa, músico e regente do Coral Cativar. O resultado desta experiência principalmente pode ser conferido no canal do YouTube do Instituto Chico Mota.

Coral Cativar faz parte do projeto “Minha História, Minha Vida – Vencendo o Preconceito com Cultura e Arte”.

O retorno das atividades do Instituto Chico Mota também representa um grande alento e estímulo aos idosos, pois este foi um dos grupos que mais sofreu com o isolamento social da Covid-19, devido aos distanciamentos de parentes, amigos e a paralisação de atividades das quais participam. Muitos foram os quadros de doença e também de casos de depressão.

O Projeto “Minha História, Minha Vida – Vencendo o Preconceito com Cultura e Arte” É aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Auto Peças Padre Cícero e Perseu PVC.

Sobre o Instituto Chico Mota

O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso. São oficinas de Danças Circulares, Meditação, Canto Coral, Gaita, Teatro, Contação de História, Sanfona, Informática, Grupo Folclórico, Meditação, Teclado, entre outros.

 

Serviço

Instituto Chico Mota

Inscrições e informações: (85) 99928-4152 ou (85) 99791-3113
oficinas@institutochicomota.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here