Convênio da Faculdade Maurício de Nassau com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) assiste familiares e internos das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL). Em meio à crise vivenciada pelo Sistema Penitenciário do Ceará, os internos e seus familiares receberão, durante o mês de junho, atendimento psicológico gratuito ofertado pela Clínica-Escola da Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza.


Os detentos que irão receber os atendimentos precisam estar inseridos nos processos penitenciais de regime aberto ou semiaberto. Os familiares dos internos que cumprem regime fechado também irão ser atendidos.


Atendimentos

Os atendimentos serão realizados pelos alunos do 8º semestre da faculdade, supervisionados pelos profissionais da instituição. A expectativa é atender o público carcerário que chega a mais de vinte mil internos, segundo dados da (Sejus). Os alunos prestarão serviços nas especialidades: psicoterapia individual, psicoterapia breve e psicodiagnóstico, disponíveis para crianças, jovens, adultos e idosos. Todos os atendimentos realizados pelos universitários serão supervisionados por professores da faculdade.


Para Rosane Carioca, supervisora de psicologia e coordenadora do serviço de atendimento psicossocial ao trabalhador penitenciário (SAPT) da Sejus, o atendimento “é um grande passo para humanizar o sistema. Será mais um serviço a favor da sociedade. Se as pessoas estão sendo assistidas, a possibilidade de elas reincidirem diminui. Normalmente, durante a perca da liberdade, há também um grande sofrimento para a família. Por este motivo, assistir a família é assistir também o interno. Então, com o apoio psicológico estendido,há ganhos positivos para o sistema”, pontua.


Segundo a assessoria de imprensa da faculdade, além do serviço de Psicologia há também um trabalho de responsabilidade social. Os alunos da faculdade, que somam aproximadamente seis mil estudantes, se mobilizam na aquisição de roupas para os egressos após cumprirem pena. Muitos deles não tem o que vestir, não tem família ou estão em situação de abandono.


Para os interessados no serviço, a Sejus, através da sua equipe de psicologia ficará responsável por fazer uma triagem inicial, verificando a real necessidade de acompanhamento psicológico. Os atendimentos serão realizados mediante os encaminhamentos para a Clínica-Escola.


As atividades ocorrem na sede da Clínica Fields Center, na Rua Campo Amor Rocha, 94 , bairro de Fátima (próximo a Igreja Nossa Senhora de Fátima e ao viaduto da Avenida 13 de maio). Para mais informações, entrar em contato através do telefone (85) 3201-2427.


Com informações da Faculdade Maurício de Nassau

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here