Mudar o mundo através de ações simples do dia a dia: esse é o lema da Imagine, loja que abriu suas portas em Fortaleza na primeira quinzena do mês de agosto, na Cidade dos Funcionários, trazendo na essência a vontade de transformar as pessoas e o universo ao seu redor. O projeto, que entra no mercado com uma loja de açaí no complexo Parque del Sol, tem como objetivo ir muito além de um negócio gastronômico, e pretende realizar uma série de ações simultâneas que estimulam a sociabilidade, o amor, a gentileza e respeito às pessoas e à natureza.
As sutilezas idealizadas pelo empresário Marcelo Vieira são percebidas em todo o ambiente, desde a reutilização de materiais para compor balcões à distribuição de sementes e disponibilização de terra, pazinhas e regadores para que o potinho em que o açaí for consumido não vá parar na lixeira, e sim seja reutilizado para o plantio de flores e hortaliças. No interior da loja não há mesas, mas uma arquibancada que, além de local compartilhado para o consumo do açaí, servirá também para que os visitantes assistam apresentações culturais e educativas, sempre com algum tema que possa contribuir para um mundo melhor.
Os diferenciais, no entanto, não ficam apenas na estrutura física do espaço: entre as medidas permanentes adotadas por Marcelo e seu sócio, Bidu Noronha, estão a de aceitar abraços como parte do pagamento do açaí e a de direcionar, mensalmente, parte do lucro das vendas para uma entidade beneficente. Os valores que serão encaminhados podem ser acompanhados numa tela próximo ao balcão e o cliente será informado, no ato da compra, que seu pedido ajudará alguém. Além disso, o cliente será avisado do dia da doação e convidado a fazer a entrega junto com os colaboradores da loja e outros clientes, criando um vínculo entre a Imagine, as instituições e os demais visitantes da loja.
“A ideia é que as pessoas se conheçam, se conectem, se respeitem cada vez mais, pratiquem a cultura do amor e da gentileza, e passem a acreditar que juntos e através de pequenas ações é possível tornarmos o mundo um lugar melhor”, explica Marcelo, que também vem estimulando pequenas intervenções diárias no perfil do Instagram da marca (@souimagine).