A Orquestra de Sopro de Pindoretama será a primeira atração do ano do Projeto Clássicos na Lagoa, que reinicia sua programação dia 3 de fevereiro, às 16h30min, no Porangabuçu



Foto: Divulgação / Assessoria


A Orquestra de Sopro de Pindoretama será a primeira atração do ano do Projeto Clássicos na Lagoa, que reinicia sua programação dia 3 de fevereiro, às 16h30min, no Porangabuçu.  Formado por 50 integrantes, o grupo já realizou mais de 600 concertos e representou o Brasil em quatro turnês internacionais, três na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e uma na Noruega (2010). No repertório, transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo.  

Associação dos Amigos da Arte

Criada há 18 anos pela Associação dos Amigos da Arte (AAMART), a Orquestra já formou mais de mil jovens. O projeto foi idealizado pelo maestro Arley França, diretor artístico do grupo, para suprir a ausência de escolas de formação musical em Pindoretama, como também diminuir a ociosidade dos adolescentes da cidade. A metodologia de ensino coletivo, que agrega teoria musical e prática, foi o passo inicial para formar a orquestra, que com três meses já realizava a sua primeira apresentação.


O projeto oferece formação nos principais instrumentos de sopro: Flauta, Oboé, Fagote, Saxofone, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa, Bombardino, Tuba e instrumentos de percussão. Mais de 300 alunos, de 8 a 18 anos, frequentam a escola de música, que conta com a participação de seis educadores. Adriano Martins, ex-aluno da orquestra, é o regente, mas durante a apresentação do Clássicos na Lagoa o grupo será regido pelo maestro Arley França.


Durante a estadia em Hamburgo, na Alemanha, em 2002 e 2006, o grupo participou de festivais como o Summer Jazz Pinneberg Festival, o Kielewoche Festival e a Fan Fest Fifa da Copa do Mundo de Futebol 2006. Na Noruega, em 2010, representou o Brasil na programação cultural do Projeto Villa-Lobos, desenvolvido pela Embaixada Brasileira em Oslo, realizando concertos em Dramen, Oslo e Larvik. Em 2014, ocupou o palco principal do Festival Altonale, realizou apresentações em praças, escolas e promoveu intercâmbio com estudantes e músicos profissionais de Hamburgo.

Clássicos na Lagoa

O Clássicos da Lagoa promove gratuitamente, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, concertos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu. Na programação de 2017 está prevista também a apresentação da Camerata de Violões do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), a Banda Chiquita Braga e a orquestra da Tapera das Artes, dentre outras atrações.  


Este é o quarto concerto oferecido pelo projeto, que já apresentou grupos como a Orquestra Jacques Klein, os Irmãos Cruz e as pianistas Karina Toledo e Michelle Lucena. A iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, tem por objetivo disseminar cultura e promover socialização, ampliando o conceito de saúde para além da oferta de tratamentos médicos.

Serviço

Projeto: Clássicos na Lagoa

Apresentação: Orquestra de Sopro de Pindoretama

Local: Lagoa do Porangabuçu

Data: 3 de fevereiro – sexta-feira

Horário: 16h30min

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here