Segundo a Wikipédia, transcendental é tudo aquilo que ultrapassa a explicação da lógica formal e o formalismo da ciência. Para mim, transcendental vai muito além da matéria, diz respeito a espiritualidade dos indivíduos.

O tema transcendental é rico de experiências e relatos que afetam o cotidiano e mexem com os paradigmas e crenças do imaginário popular. Expresso na literatura, no teatro e no cinema, o tema desperta curiosidade e instiga o homem a pensar.

Acredito que a civilização busca e anseia por meios de se conectar, vivenciar momentos e sentimentos de conforto, tranquilidade, harmonia e bem estar. Ainda que sejam pequenos intervalos de refúgio e que possam aliviar temporariamente as angústias do cotidiano. O cinema é uma das grandes ferramentas que proporcionam esses momentos.

Os filmes Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito, Chico Xavier de Daniel Filho e Nosso Lar são exemplos da aceitação do público por esse tipo de trabalho, pois somados foram assistidos por mais de oito milhões de expectadores.

No dia primeiro de abril desse ano, lançaremos em aproximadamente 400 salas de cinema mais um filme transcendental, As Mães de Chico Xavier, que é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas e que veem sua realidade se transformar repentinamente.

Ruth (Via Negromonte), cujo filho jovem enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar com o marido a perda do filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada.

Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier. É um filme que deixa uma mensagem de esperança, paz, fé e amor.

As Mães de Chico Xavier conta com grande Elenco Nacional. Atores como Nelson Xavier, Caio Blat, Tainá Muller, Vanessa Gerbelli, Via Negromonte, Herson Capri, Daniel Dias, Gustavo Falcão, Joelson Medeiros, Neuza Borges, Paulo Goulart Filho, Cristiane Góis, Fernanda Mota, Cristina Viana, entre outros e importantes atores locais.

Além das mensagens citadas acima e de ser um excelente entretenimento, o filme gera empregabilidade, movimenta e estimula a economia local. O investimento em uma produção deste porte é uma ótima oportunidade para reforçar as políticas de desenvolvimento econômico e de trabalho.

Artigo publicado originalmente no jornal O Povo, de 29 de março de 2011, e reproduzido neste site com autorização do autor

Sidney Girão é Diretor da Estação Luz Filmes – (fone: 85 3260 5140)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here