O  25° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, aberto quinta-feira (18),  segue até o próximo dia 24 no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. No ano de seu Jubileu de Prata, o festival, que se destaca por promover intercâmbio entre realizadores de cinema do Brasil e de outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos, escolheu a Espanha, como país homenageado, com a realização da mostra especial sobre o Novo Cinema Espanhol. Toda a programação é gratuita.


 


Os filmes estão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens, Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais – Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade – e exibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC – Mercado Audiovisual Cearense e debates diários com realizadores.


 


HOMENAGENS 


 


A  mostra Novo Cinema Espanhol teve a curadoria do roteirista, realizador e produtor Pablo Arellano. No programa, longas de Luis Miñarro, Hermes Paralluelo, Lois Patiño, Albert Serra, Kikol Grau, produzidos entre 2013 e 2014, além de produções de dois importantes nomes da cinematografia espanhola: Luis Buñuel (Simón del desierto. 1965) e Víctor Erice (El Espíritu dela Colmena. 1973). Oito curtas também serão exibidos na mostra, numa  seleção dos melhores dos dois últimos anos.


 


 Na noite de abertura, a atriz Leandra Leal foi homenageada pelo conjunto dos trabalhos em cinema, teatro e televisão e, na noite de encerramento, o homenageado será o diretor Cacá Diegues, por seu importante papel como um dos criadores do Cinema Novo.


 


 O 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura – Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura – Secultfor.


 


Saiba todos os detalhes da programação no site www.cineceara.com e na página do festival no Facebook: FestivalCineCeara


 


Com informações da assessoria de imprensa do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here