Estamos de volta à praça pública para a segunda edição do programa Mundos do trabalho na praça que nasceu da combinação entre razão e sensibilidade. Uma ação abrangente que reúne as instituições que elaboram e executam as políticas públicas, visando promover e consolidar o conceito pleno de cidadania.


Quando fomos à Praça do Ferreira, em 5 de dezembro do ano passado, éramos 16 instituições comprometidas em transformar a praça símbolo da memória de Fortaleza em espaço privilegiado de acesso, não só à Justiça, mas ao Direito e à cidadania. Foi bonito ver a participação de juízes, dirigentes e servidores de órgãos e instituições dos três níveis de governo e dos três Poderes, trabalhando na distribuição da Cartilha sobre Direitos Trabalhistas, na emissão de documentos básicos da cidadania, como a carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.


Nesta segunda edição do programa Mundos do Trabalho na Praça, somos mais de 20 instituições, levando à praça pública nossos principais serviços e informações. A reunião desse largo conjunto de instituições traz para nós a confirmação de um fato significativo: são muitas e diversas as políticas públicas que no Brasil de hoje se dirigem ao trabalhador e ao mundo do trabalho, abarcando suas múltiplas dimensões como primeiro emprego, empreendedorismo, erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, formalização do trabalho doméstico, inclusão social, entre outros.


Por isso, quero fazer os necessários agradecimentos a todas as instituições, seus dirigentes e servidores, pelo acentuado espírito público na concretização do projeto em que aportaram recursos fundamentais para sua execução. Quero agradecer também aos meios de comunicação e seus jornalistas que têm informado aos cidadãos sobre essa grande prestação de serviços na Praça do Ferreira, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Muito obrigado a todos e nos

encontramos na Praça.


* Artigo publicado em 20.05.2010 no Jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here